Olá, Pessoal.

Entrando no nosso site,

http://www.ime.unicamp.br/~marcio/ps2020/index.html

...e apertando o F5, vocês perceberão um outro botão novo, que os leva à resolução do teste 1, que aplicamos logo antes da p1, no curso de ma211 que lecionamos no segundo semestre de 2018, fica logo acima do botão 'fatiamento de picanhas', de que falameos no email anterior.

As questões q1, q2 e q3 podem ser aproveitadas pelos senhores neste momento, talvez até ajudem a resolver a lista 1.

A questão q1 lida com trocas de ordem em integrais duplas, pela ótica das fatias, isto é o mesmo que trocar a ordem de fatiamento. Por exemplo, em vez das fatias serem dadas por x=constante, você pode obtê-las fazendo y=constante. Às vezes esta troca de ordem simplifica muito uma integral dupla, em certos casos, até o computador, de início não consegue fazer uma integral dupla, mas trocando a ordem ele consegue. Este é um assunto muito útil e interessante para o usuário de computadores, se vocês clicarem no botão 'integrais duplas', mais acima no nosso site, verá como faz diferença para a máquina fazer as duas integrais numa ordem ou noutra. Para comparar a dificulade, foi lá utilizado um meta-comando que calcula o tempo da máquina para efetuar uma execução, o AbsoluteTiming.

A questão 2 é sobre fatiamento de picanhas, notamos que tanto nessa questão quanto naquela que está resolvida no botão 'fatiamento de picanhas', a sombra é simples, retangular ...estas duas são apenas uma introdução aos fatiamentos mais complicados que foram feitos na reforma do notebook do Lucca.

A questão 3 é sobre otimização, parecida com o exercício 2 da Lista 1, também com aquele resolvido na dica, que tem botão mais acima. Tem um 'clique aqui' nesta resolução que não está funcionando, mas até mais tarde isto será corrigido (a tal demonstração ainda não tem suporte na matéria que vimos, mas com boa vontade pode ser entendida).

Bem, esta é mais uma ajuda aos esforços dos senhores em resolver a lista 1 ...às questões q1, q2 e q3, acompanham notebooks que podem ser baixados.

Saudações. Márcio.

ps: Antes de redigir a resolução da lista1, não esqueçam de
LER COM ATENÇÃO AQUILO QUE FOI PERGUNTADO E PEDIDO,
este é um erro que sempre cometemos, desde o primário até
o doutoramento, em provas e trabalhos!