Email revisado, enviado dia 05/março, logo em seguida à primeira aula (04/março):

Olá, Pessoal. Comentário sobre a nossa primeira aula (dia 04/03/2020).

AVISO: na sexta as duas turmas terão aula em conjunto na cb2, 
o trabalho dos PEDs começará na sexta da semana que vem. 
Nesta sexta o professor estará na cb2 antes do horário de aula (19h), 
a partir das seis (18h), para atendimento presencial, apareçam para bater um papo.

Comecem a estudar com firmeza o 14.1e2 do Edwards e Penney, 
que começamos a ver e continuaremos na aula de sexta. 
Como expliquei, vocês devem procurar fazer os desenhos (ilustrações) 
ao longo texto com o mathematica.

Baixar o soft é urgente, dêem um clique no botão softs do nosso site!!!

Além do 14.1e2 que está no site, vide
http://www.ime.unicamp.br/~marcio/ps2020/books/EdPen14.1e2.pdf
espie também a edição mais moderna em inglês, que também levantamos para 
os senhores (a nossa edição é a de 1994, a edição em inglês é a de 2007, 
daí o capítulo 14 vira 12 e o 15 vira 13)
http://www.ime.unicamp.br/~marcio/ps2020/books/EdPen12.1e12.2eng.pdf
esta edição mais nova é mais colorida (não foi traduzida para o português, 
é interessante pelo inglês, tudo que estudamos devemos saber em inglês também, 
ou não usaremos o google com toda sua eficácia).

Já estudamos vários itens do soft, vai em anexo o nosso primeiro notebook, 
o 20200304.nb, está em
http://www.ime.unicamp.br/~marcio/ps2020/nbooks/20200304.nb
já vimos o comando Plot, a tal de Golden Ratio, as opções AspectRatio e GridLines, 
o meta comando Options.

Fizemos breve comentário sobre os softs contemporâneos, sua diferença 
das calculadoras e sua capacidade de trabalhar com irracionais 
e empregar a teoria, como fazem os humanos.

Fomos ao Plot3D, para gráficos de funções de duas variáveis, que são superfícies, 
vimos emprego da opção RegionFunction para ressaltar a simetria de revolução do 
parabolóide, uso da função identicamente nula para fazer o domínio aparecer como 
sombra do gráfico (que pode ser visto como uma deformação do domínio), 
vimos algumas opções estéticas.

Falamos de conjuntos de nível e do ContourPlot, seu colorido default e sua 
relação com o Plot3D, ligação com as curvas de nível feitas com trator, 
com as curvas de nível mostradas em mapas, vimos mais sobre o ContourPlot, 
tiramos o coorido com a opção ContourShading e empregamos a opção ContourLabels 
(que rotula os conjuntos de nível), comentamos como tal pode vir 
a ajudar em problemas de otimização.

Vai um notebook de outro semestre, 
http://www.ime.unicamp.br/~marcio/ps2020/nbooks/20180803.nb
que empregaremos na aula de sexta, onde um problema de otimização tirado do livro 
da Sueli (também do Boldrini, da Vera e do Wetzler), de Álgebra Linear. O problema 
é resolvido apenas com o conceito de conjunto de nível ...nele aparece o comando 
RegionPlot, necessário para este tipo de aplicação.

Falamos brevemente sobre o ContourPlot para desenhar uma curva apenas, daí 
funciona como dispositivo gráfico para desenhar conjunto solução de uma equação dada.

Falamos da opção Contours no ContourPlot, da opção BoxRatios 
no ContourPlot3D ...e como interpretar a equação válida no gráfico do parabóide, 
que dá a altura z em função do domínio bidimensional (plano xy), 
por z = x^2 + y^2, como uma equação em três variáveis 
h(x,y,z) = x^2 + y^2 - z = 0 ...e daí a carcterização do 
parabolóide, que é gráfico de uma função de duas variáveis, 
g(x,y) = z = x^2 + y^2, como o conjunto de nível de uma função de 
três variáveis, dado por h = 0, que permite desenharmos o parabolóide com o 
ContourPlot3D, em três variáveis.

Vocês já tem muitos comandos e opções para estudar, mãos à obra, 
utilizem o help do programa e o velho google.

Vamos honrar o elevado e necessário investimento público que a Unicamp faz, 
pagando caro pela licença da Wolfram, não deixemos o soft na prateleira, 
hoje em dia, lecionar cálculo sem o soft é algo tão absurdo quanto formar 
ortopedistas sem falar a eles do Raio X.

Percebi muitas faltas na primeira aula, avisem os colegas que pretendem
faltar que devem acompanhar o caderno de algum colega ...por conta do uso
massivo do soft as aulas transmitem muita informação que não estão nos textos.

Abraços. Márcio.