Para este semestre, 12 disciplinas eletivas estão sendo
oferecidas, das quais 4 são de tópicos e 2 são de tópicos de
extensão.
Além das listadas abaixo, há mais possibilidades de disciplinas
eletivas, oferecidas por outros departamentos do IMECC ou por outros
institutos e faculdades.
Proposta
MS902 — Uso de Mathematica para sistemas de
equações diferenciais e processamento de imagens
Disciplina de tópicos, de 4 créditos, oferecida pelo
prof. Stefano de Leo, às segundas e quartas-feiras, de
16h–18h.
Ementa: O objetivo desta disciplina é (1)
proporcionar uma formação teórico-prática em sistemas
diferenciais lineares multidimensionais, combinando
decomposições matriciais (diagonal, Jordan, SVD) com métodos
computacionais modernos, (2) articular aplicações em áreas
interdisciplinares como processamento de imagens (compressão
matricial), ótica geométrica (matrizes de transferência) e
sistemas quânticos (diagonalização de operadores) e (3)
utilizar plataformas como Mathematica (Wolfram) e frameworks
de IA para desenvolver competências em visualização científica
e interpretação de dados multivariados.
Conteúdo programático:
- Diagonalização de matrizes.
- Forma canônica de Jordan.
- Decomposição em Valores Singulares (SVD).
- Exponenciação de operadores.
- Sistemas de equações diferenciais no plano e no espaço.
- Processamento de imagens digitais com SVD.
- Modelagem ótica com matrizes de transferência.
- Visualização e interpretação gráfica das soluções.
- Implementação de algoritmos em Mathematica/Wolfram.
- Análise comparativa entre métodos clássicos (AL) e modernos (IA).
Pré-requisito: não há.
Bibliografia:
- Boyce,Di Prima (2017). Elementary Differential Equations
and Boundary Value Problems. Wiley.
- Bronson, Costa (2009). Matrix Methods: An
Introduction. Academic Press.
MS903 — Ciclos
Disciplina de tópicos, de 4 créditos, oferecida pelo
prof. Samuel Rocha, às quartas-feiras, de 14h–18h.
Ementa: Equações diferenciais; evolução
temporal das respostas; meio ambiente e ciclo da água, formação
da Terra e ciclos geológicos, reações químicas auto-catalíticas,
reações químicas cíclicas e oscilações, movimentos periódicos
eoscilações, rotas para o caos.
Pré-requisito: MS211 e MA311.
Bibliografia:
- Strogatz, S. H. (2015). Nonlinear Dynamics and Chaos: With
Applications to Physics, Biology, Chemistry, and
Engineering. Westview Press. ( A edição original é de 1994,
mas há reimpressões posteriores).
- Simmons, G. F. (1991). Differential Equations with
Applications and Historical Notes (2ª ed.). McGraw-Hill. (Há
edições mais recentes, como a 3ª de 2016, publicada pela CRC
Press).
- Bender, E. A. (2000). An Introduction to Mathematical
Modeling. Dover Publications. (Esta é uma reimpressão da
edição original de 1978 da John Wiley & Sons).
- Winfree, A. T. (1984). The Prehistory of the
Belousov-Zhabotinsky Oscillator. Journal of Chemical
Education, 61(8), 661-663.
- National Research Council (NRC). (2000). How People Learn:
Brain, Mind, Experience, and School (Expanded ed.). National
Academies Press.
MS906 — Visualização de Dados em Ciência de Dados
Disciplina de tópicos, de 4 créditos, oferecida pela
profa. Stefânia, às terças e quintas-feiras, de 10h-12h.
Ementa: Variáveis de Pesquisa; Dados e
representações visuais; Mecanismos de Interação; Técnicas de
Visualização; Visualização de Dados com a ferramenta
Echarts.
Conteúdo programático: Variáveis de
Pesquisa: conceituação, tipos e exemplos; Dados e
representações visuais: Caracterização de dados,
representações visuais; Mecanismos de Interação: condições
necessárias para a compreensão de grandes conjuntos de dados
Técnicas de Visualização: características, valores diversos,
estruturas e relacionamento Visualização de Dados com a
ferramenta Echarts.
Pré-requisito: não há.
Bibliografia:
- C. M. D. S. Freitas; O. M. Chubachi; P. R. G. Luzzardi;
Paulo Roberto Gomes; R. A. Cava. Introdução à visualização de
informações. Revista de informática teórica e aplicada. Porto
Alegre. Vol. 8, n. 2 (out. 2001), p. 143-158
- Fundamentos da Pesquisa Científica e Bioestatística,
e-Aulas: Portal de Videoaulas USP.
- NASCIMENTO, H. A. D. do; FERREIRA, C. B. R. Uma introdução
à visualização de informações. Visualidades, Goiânia, v. 9,
n. 2, 2012.
- P. J. de Oliveira; J. A.P. de Almeida. Cartografia Temática.
- Echarts. https://echarts.apache.org/en/index.html
- BERQUÓ, E. S.; SOUZA, J. M. P. e GOTLIEB, S. L. D. (1981);
"Bioestatística", Editora Pedagógica e Universitária.
- Visualizing Data: Exploring and Explaining Data with the
Processing Environment. O'Reilly, 2008.
MS907 — Tópicos Especiais de Matemática Aplicada VII
Disciplina de tópicos, de 4 créditos, oferecida pelo
prof. Eduardo Abreu, às segundas-feiras, de 8h-12h.
Ementa: Modelos Matemáticos Diferenciais
(Ordinárias/Parciais), considerando fortemente a interação
entre os diversos aspectos teóricos, numéricos e aplicações,
por exemplo, de origem hidrodinâmica e dinâmica de fluidos em
meios porosos.
Programa: O curso vai se concentrar sobre
Modelos Matemáticos Diferenciais (equações diferenciais
ordinárias e em derivadas parciais) de origem hidrodinâmica e
meios porosos, considerando progressos recentes na literatura
especializada. Espera-se que estudantes tenham interesse e
independência para estudar ativamente os trabalhos indicados,
sua conexão com modelos de evolução no estudo de sistemas
complexos/acoplados, em vista de leis que regem certos
fenômenos naturais e motivados por desafios tecnológicos
atuais. É necessário e oportuno registrar que será considerado
resultados recentes da literatura especializada conforme a
ementa e indicada na bibliografia. A disciplina MS907 -
Tópicos Especiais de Matemática Aplicada será oferecida em
conjunto com a disciplina de Pós-Graduação em Matemática
Aplicada “MT856 - Tópicos em Modelos Matemáticos” (2S/2025, no
mesmo horário 2ª, 08:00 – 12:00).
Pré-requisitos: MS512, MA311, MA502 e MA044.
Referências:
- P. Constantin, Analysis of Hydrodynamic Models, SIAM CBMS-NSF Regional Conference Series in Applied Mathematics (2017).
- A. Bartel and M. Gunther, PDAEs in Refined Electrical Network Modeling SIAM Rev., 60(1) (2018) 56-91.
- Ka-Kit Tung. Topics in mathematical modeling. Princeton University Press, 2007.
- Gui-Qiang G. Chen, H. Holden, K. H. Karlsen (Eds.), Hyperbolic conservation laws and related analysis with applications, Springer-Verlag (2014).
- Mayer Humi, Introduction to mathematical modeling, Taylor & Francis Group, 2017.
- Frank R. Giordano, William P. Fox, Steven B. Horton. A first course in mathematical modeling (5th ed). Brooks/Cole Cengage Learning, 2014.
- Daniela Calvetti and Erkki Somersalo. Computational mathematical modeling : an integrated approach across scales, Society for Industrial and Applied Mathematics, 2013.
- Lee A. Segel e Leah Edelstein-Keshet. A Primer on Mathematical Models in Biology. Society for Industrial and Applied Mathematics, 2013.
- Douglas R. Shier and K.T. Wallenius, Applied mathematical modeling : a multidisciplinary approach, Chapman & Hall/CRC, 2000.
- Eduardo Abreu, Eduardo Pandini, Wanderson Lambert, An Enhanced Lagrangian-Eulerian Method for a Class of Balance Laws: Numerical Analysis via a Weak Asymptotic Method With Applications, 41(1) (January 2025, e23163), https://doi.org/10.1002/num.23163
- K. H. Karlsen, N. H. Risebro E. B. Storrosten, Practical Convergence Rates for Degenerate Parabolic Equations, Innovative Algorithms and Analysis Springer (2017) 243-263.
- Eduardo Abreu; Paola Ferraz and Jardel Vieira (2020), Numerical resolution of a pseudo-parabolic Buckley-Leverett model with gravity and dynamic capillary pressure in heterogeneous porous media. JOURNAL OF COMPUTATIONAL PHYSICS, v.411, p.109395
- Eduardo Abreu, Lucas C. F. Ferreira, Juan G. G. Delgado, John Pérez (2022), On a 1D model with nonlocal interactions and mass concentrations: an analytical-numerical approach. NONLINEARITY, v.35, p.1734 – 1772.
- Eduardo Abreu, Ciro Díaz, Juan Galvis and John Pérez (2020), On the Conservation Properties in Multiple Scale Coupling and Simulation for Darcy Flow with Hyperbolic-Transport in Complex Flows. MULTISCALE MODELING & SIMULATION, v.18, p.1375 – 1408.
MS933 — Seminário em Matemática Aplicada III
Disciplina de tópicos, de 2 créditos, oferecida pelo
prof. Marcelo Terra Cunha, às quartas-feiras, de 16h-18h.
Ementa: Estudantes que deverão apresentar em forma de
webinário (a serem gravados) papers essenciais da Teoria
Quântica da Informação. Haverá sempre uma lista de 10 trabalhos
para funcionar como “repositório de sugestões”. Estudantes podem
selecionar um trabalho dessa lista, ou sugerir um por conta
própria, que pode ou não ser aceito pelo professor. O número de
apresentações de cada estudante ao longo do semestre depende do
número de estudantes que se matricular, mas deve ficar no
intervalo entre 2 e 4 no semestre.
Pré-requisito: não há.
Bibliografia:
- John. S. Bell (1964), On the Einstein-Podolsky-Rosen
paradox, Physics 1, 195.
- Charles H. Bennett et al (1993), Teleporting an unknown
quantum state via dual classic and Einstein-Podolsky-Rosen
channels, Phys. Rev. Lett. 70, 1895.
- John F. Clauser et al, Proposed Experiment to Test Local
Hidden-Variable Theories,Phys. Rev. Lett. 23, 880.
- Artur K. Ekert (1991), Quantum cryptography based on
Bell’s Theorem, Phys. Rev. Lett. 67, 661.
- Michal Horodecki, Paweł Horodecki, and Ryszard Horodecki
(1997), Inseparable Two Spin-1/2 Density Matrices Can Be
Distilled to a Singlet Form, Phys. Rev. Lett. 78, 574.
- Nicolas Gisin (1991), Bell’s inequality holds for all
non-product states, Phys. Lett. A 154, 201.
- Asher Peres (1996), Separability Criterion for Density
Matrices, Phys. Rev. Lett. 77,1413.
- Vlatko Vedral et al (1997), Quantifying Entanglement,
Phys. Rev. Lett. 78, 2275.
- Reinhard F. Werner (1989), Quantum states with
Einstein-Podolsky-Rosen correlations admitting a
hidden-variable model, Phys. Rev. A 40, 4277.
- William K. Wootters (1998), Entanglement of Formation of
an Arbitrary State of Two Qubits, Phys. Rev. Lett. 80,
2245.
- W.K. Wootters and W.H. Zurek (1982), A single quantum
cannot be cloned, Nature 299, 802.
MS941 — Construção de Oficinas Matemáticas para Olimpíadas I
Esta é uma disciplina de Tópico de Extensão, oferecida pelo
prof. Ricardo Biloti e pelo prof. Matheus Souza (FEEC).
A disciplina terá 4 créditos, com aulas semanais às
segundas-feiras de 16h a 18h e atividade de extensão, aos sábados,
de 8h a 12h, segundo a agenda dos programas PIC Jr. ou POTI, ambos
ligados à OBMEP.
Dinâmica das aulas. Às segundas-feiras teremos
aulas presenciais onde discutimos aspectos matemáticos e didáticos
utilizados em oficinais de olimpíadas. Os estudantes criarão
materiais didáticos, como listas de problemas e jogos
matemáticos. Aos sábados, os estudantes acompanharão as atividades
do PIC e do POTI.
Avaliação. Os estudantes serão avaliados por sua
participação nessas atividades ao longo do semestre.
Pessoas interessadas em mediar as atividades do PIC e do POTI,
devem se matricular nesta disciplina e participar de um processo
seletivo. As formas de participar desta atividade são:
- Mediador(a): (o/a) instrutor(a) conduzirá atividades com uma
turma de estudantes do EFII ou EM, aos sábados, de 8h a 12h,
segundo calendário do PIC ou do POTI.
- Auxiliar didático: apoiará a condução de uma turma do PIC,
participando das aulas aos sábados.
- Apoio logístico: atuará na organização dos programas PIC e/ou
POTI, participando do processo de inscrição de estudantes e da
organização das atividades didáticas, como impressão de
materiais e organização da logística de lanches.
Na Unicamp, o PIC é coordenado pelo Prof. Ricardo
Biloti e
o POTI é coordenado pela Profa. Laura
Rifo. Ambos oferecem aulas aos sábados (cada um com seu
calendário próprio), para alunos de EFII e EM,
principalmente de escolas públicas. Ao longo do ano, por
volta de 260 estudantes participam desses dois
programas.
As aulas aos sábados acontecem na FEEC (PIC e POTI) e na
FATEC/Americana (PIC).
Para instrutores do PIC, há bolsa mensal, no valor de R$700, paga
pelo CNPq. Também há vagas para bolsista BAS/SAE.
MS942 — Ciência de Dados em Projetos Sociais
Disciplina de tópicos de extensão, de 4 créditos, oferecida pela
profa. Kelly, às quartas-feiras, de 14h–18h.
Ementa: Esta atividade de extensão tem como
objetivo aplicar a análise de dados para compreender os desafios
enfrentados por alunos de cursinhos populares e propor
estratégias que contribuam para a redução da evasão estudantil,
realizada em parceria com a Quanta Jr.
Conteúdo programático:
- Planejamento do Projeto: definição dos objetivos,
variáveis de interesse e cronograma de execução em conjunto
com o cursinho parceiro.
- Visita Inicial: contato direto com a realidade local,
observação de informações qualitativas e escuta ativa com
alunos e coordenadores.
- Capacitação dos Alunos da Unicamp: formação
teórico-prática sobre análise de dados aplicada a contextos
sociais, com acompanhamento da Quanta Jr.
- Execução do Projeto: organização e análise das percepções
coletadas, identificação de padrões e fatores associados à
evasão, e produção de dashboards e relatórios.
- Visita Final e Apresentação dos Resultados: devolutiva ao
cursinho com os principais achados e recomendações para ações
práticas.
Pré-requisito: não há.
Bibliografia:
- Clifton, B. (2014). Advanced Web Metrics with Google
Analytics. Wiley.
- Google Analytics para Leigos (2018). (Edição adaptada para
o contexto brasileiro).
- McKinney, W. (2018). Python for Data Analysis: Data
Wrangling with Pandas, NumPy, and IPython. O'Reilly
Media.
- Mariano, FZ; Silva, MC; Santos, MM; Benevides, AA. (2023)
Desigualdade de desempenho no ensino médio: evidências sobre a
educação de jovens e adultos. Revista Nova Economia,
v. 33.
- Ramos, AC; Gonçalves Jr, O. (2024) Abandono e evasão
escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos. Educação e
Pesquisa, São Paulo, v. 50, e268037.
- Sweigart, A. (2015). Automate the Boring Stuff with
Python. No Starch Press.