Perguntas e Respostas
1. Por que Julia?
Julia é uma linguagem de programação cada vez mais popular em análise numérica, estatística, econometria, machine learning e ciência de dados. Suas principais vantagens incluem:
- Desempenho e Velocidade: Julia foi projetada para alto desempenho, muitas vezes igualando ou superando C e Fortran, sem perder a facilidade de uso de Python ou R.
- Sintaxe Simples: A sintaxe é amigável, tornando a linguagem acessível para alunos e pesquisadores vindos de R, Python ou MATLAB.
- Interoperabilidade: Julia pode chamar código em Python, R e C/Fortran, permitindo integração fácil com projetos já existentes.
- Computação Paralela e Distribuída: Julia possui suporte nativo para multi-threading e computação distribuída, ideal para simulações em larga escala.
- Adoção Crescente: Julia tem ganhado espaço em universidades e centros de pesquisa no mundo todo, com um ecossistema em constante expansão.
2. Por que na UNICAMP?
Oportunidade de Crescimento: Julia ainda é relativamente nova em comparação com R e Python. A UNICAMP pode se tornar um polo de referência no Brasil e na América Latina para sua adoção.
3. A participação no projeto contará créditos?
- Alunos da Graduação: Sim! No 2026-I será aberta uma disciplina chamada Tópicos de Extensão (ME881) valendo 5 créditos (equivalente a 75 horas dedicadas ao projeto).
- Alunos da Pós-graduação: Não! (mas colocar no lattes uma participação em projetos de extensão não parece ser uma ideia ruim)
4. Quantas horas por semana devo dedicar ao projeto?
Originalmente, o projeto foi pensado para o aluno se dedicar, em média, 10 horas semanais ao projeto, totalizando, aproximadamente, 40 horas num semestre letivo. Contudo, como a disciplina a ser aberta equivale a 75 horas dedicadas ao projeto, o aluno(a) deverá acumular, pelo menos, 75 horas de dedicação ao projeto no final do 2026-I para ser aprovado na disciplina.
5. Se são 75 horas, como será feito isso?
Existem duas formas:
- O aluno(a) se matricula na disciplina no 2026-I e durante o semestre precisará se dedicar, aproximadamente, 19 horas semanais ao projeto (o que é quase impossível, exceto se estiver cursando apenas uma ou duas disciplinas)
- O aluno(a) começa a trabalhar desde agora, vá acumulando horas e no próximo semestre se matricula normalmente na disciplina e continua trabalhando no projeto até cumprir o número de horas necessárias (opção mais viável e realista).
6. Blz, mas como serão contabilizadas essas horas?
Criei uma tabela de equivalência entre as atividades realizadas e o número de horas a serem computadas e tanto o aluno quanto o professor manterão um registro destas atividades. A tabela de equivalências é dada a seguir:
| Atividade | Horas a serem computadas |
|---|---|
| 1 Post no Blog | 3 horas |
| 1 Tutorial | 6 horas |
| 1 Minicurso | 14 horas* |
| 1 Meetup organizado | 2 horas |
| Cuidar do Instagram | 10 horas* |
| Outros | a combinar |
*: para ser feito em dupla
- O minicurso deverá ser de aproximadamente 5-6 horas e será no formato online.
- O cuidado do instagram inclui a criação das artes (cartaz, fotos, etc) e as postagens na própria rede social durante todo o semestre.
Assim, por exemplo:
- Um aluno que no 2025-II escreve 4 posts no semestre, 2 tutoriais, 1 minicurso e organiza um meetup, lhe serão computadas \(4 \times 3 + 2 \times 6 + 14 + 2 = 40\) horas
- Um aluno que no 2025-II escreve 10 post, e organiza um meetup, lhe serão computadas \(10 \times 3 + 2 = 32\) horas
7. Quais são os temas para os posts, tutoriais, minicursos, etc?
Não existe uma roteiro definido, mas todos esses assuntos serão definidos nas reuniões das sextas-feiras (que serão quinzenalmente).
8. As reuniões das sextas são obrigatórias?
Sim! as reuniões são de alinhamento, para definir as metas para os próximos 15 dias e evitar posts/tutoriais repetidos.
9. Existe algúm material específico a seguir?
Não, mas na elaboração dos posts, tutoriais e minicursos (todos em português), os alunos utilizarão recursos como:
10. Uma última coisa
Entre as atividades a serem realizadas pelos envolvidos temos:
- Manutenção do Website e alimentação das redes sociais
- Organização dos Meetup online
- Elaboração de conteúdo para o blog
- Elaboração dos tutoriais
- Elaboração de minicursos (1 por semestre)
- Elaboração de material para divulgação
As reuniões de coordenação e planejamento semanal acontecerão sextas-feiras às 9:00 da manhã.
Além de aprender e ensinar uma nova linguagem de programação com grande potencial na academia e na indústria, o projeto contribui para uma sociedade mais envolvida com a tecnologia, promovendo a equidade de gênero, raça e condição social nas áreas de STEM e disciplinas relacionadas. Os alunos envolvidos também terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação oral e escrita, soft skills essenciais para o mundo atual.