Entenda a História da Linguagem que une Simplicidade e Desempenho

História

Conheça a história do Julia, que surgiu com a proposta de unir o desempenho e a simplicidade em uma só linguagem.

Autores
Afiliação

Esther Cleveston

Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas

Data de Publicação

12 de junho de 2025

Início de tudo

Durante muito tempo, programadores sofreram com o problema das duas linguagens, no qual as ideias eram testadas em linguagens mais simples, como R, Python e MATLAB e, à medida que exigiam maior desempenho, precisavam ser reescritas em linguagens mais rápidas, como Fortran ou C++.

Esse processo, além de trabalhoso, era altamente suscetível a erros e inconsistências no código final. Foi justamente para resolver esse impasse que surgiu a linguagem de programação Julia, com o objetivo de unir desempenho e simplicidade em uma única solução.

O Desenvolvimento

Em 2009, quatro pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) começaram a desenvolver uma solução para o problema das duas linguagens. Stefan Karpinski, Alan Edelman, Jeff Bezanson e Viral B. Shah tinham o objetivo de criar uma linguagem de programação moderna, extremamente rápida e, ao mesmo tempo, fácil de escrever.

![Fonte da imagem: https://news.mit.edu/2018/julia-language-co-creators-win-james-wilkinson-prize-numerical-software-1226

Ao longo de cerca de quatro anos, o projeto foi mantido em sigilo, até que, em fevereiro de 2012, veio a público por meio do artigo “Why We Created Julia”, o qual apresentou ao mundo a primeira versão da linguagem, que já contava com documentação, pacotes básicos e um compilador funcional.

Logo após seu lançamento, Julia ganhou bastante popularidade no meio científico e ampla divulgação em fóruns e comunidades. Entretanto, o marco da maturidade da ferramenta aconteceu em 2018, com o lançamento da versão 1.0, que trouxe diversas inovações técnicas, como maior confiabilidade para uso em produção, estabilidade da API e consolidação do ecossistema.

Quando este post foi escrito, a última versão se Julia é a v1.11.5

Julia atualmente

Atualmente, Julia é utilizado em todo o mundo por cientistas, engenheiros e desenvolvedores que trabalham com dados. Em 2020, ocupava a 47ª posição no índice TIOBE (um termômetro das linguagens mais populares) e, em 2022, já estava na 21ª posição. Isso demonstra que o alcance dessa tecnologia está crescendo constantemente ao longo do tempo.

No dia que este post foi publicado, Julia estava na posição 33 do índice TIOBE.

Julia surgiu como solução para um problema comum e foi além, tornando-se uma ponte entre o mundo das linguagens mais simples e o das mais rápidas. Seu impacto já é visível em diversas áreas da ciência e do mercado de trabalho, e seu futuro é cada vez mais promissor para quem lida com tecnologia.

Nota

Ferramentas de IA foram utilizadas para correção ortográfica, aprimoramento do texto e criação de imagens.

Referências