Planejamento do 2o Semestre 2007

  Geometria Analítica - MA 141 - Turma Especial


Professor Responsável: Jörg Schleicher - Sala: 129
js@ime.unicamp.br


Ementa

  1. Sistemas lineares.
  2. Vetores, operações.
  3. Bases, sistemas de coordenadas.
  4. Distância, norma e ângulo.
  5. Produtos escalar e vetorial.
  6. Retas no plano e no espaço.
  7. Planos.
  8. Posições relativas, interseções, distâncias e ângulos.
  9. Círculo e esfera.
  10. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas.
  11. Seções cônicas, classificação.
  12. Introdução às quádricas.

Bibliografia
Referências básicas
• R. J. Santos, Matrizes, Vetores e Geometria Analítica, Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 2004 (versão eletrônica disponível em  http://www.mat.ufmg.br/~regi/livros.html).
• J. M. Martínez, Notas de Geometria analítica (versão eletrônica disponível em http://www.ime.unicamp.br/~martinez/geo/geoanal.pdf)).

Referências complementares
• I. Camargo & P. Boulos, Geometria Analítica: um tratamento vetorial, 3ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
• A. Steinbruch & P. Winterle, Geometria Analítica, 2ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.
• R. J. C. Valadares, Geometria Analítica do plano e do espaço, São Paulo: LTC, 1990.
• L. Leithold, O Cálculo com Geometria Analítica Vol. 1., São Paulo: Harbra, 1977.
• A. Caroli, C. Callioli & M. Feitosa, Vetores: Geometria Analítica. São Paulo: Nobel, 1968.
• E. L. Lima, Geometria Analítica e Álgebra Linear. Coleção Matemática Universitária, Rio de Janeiro: IMPA, 2005.


Exercícios

Exercícios resolvidos estão disponíveis no site da Prof. Sandra Santos.
Recomendo primeiramente resolver o exercício sem consultar o gabarito, e conferir a solução somente depois.


Critério de avaliação

A avaliação dos alunos é feita por intermédio de um exame. Os quatro exames estão previstos para esse semestre, um a cada mês letivo, conforme tabela abaixo. Cada aluno pode inscrever-se em APENAS DOIS desses exames. A inscrição deve ser feita pessoalmente (na sala do professor) ou por intermédio do correio eletrônico. Só poderão fazer um determinado exame aqueles alunos inscritos com uma antecedência mínima de três dias antes da data da prova.

Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) em um dos exames.

As provas serão aplicadas em uma sala de aula que será anunciada uma semana antes na homepage, constituindo-se um trabalho individual. Durante a aplicação da prova será solicitada a apresentação do documento de identidade do aluno. Não será permitido o uso de calculadoras. Não será permitido aos alunos comparecerem às provas com mais de meia hora de atraso. Nem será permitido ao aluno deixar a sala de aulas antes de passada a primeira meia hora de prova. Uma vez começada a prova, o aluno deverá permanecer dentro da sala de aula até a conclusão e entrega da mesma.

Exame Data Horário Local
D1 Qua., 29/Agosto 16:00 IMECC, Sala 151
N1 Qui., 20/Setembro 19:00 IMECC, Sala 151
D2 Seg., 29/Outubro 16:00 Ciclo Básico, CB15
N2 Qua., 28/Novembro 19:00 IMECC, Sala 151


Comunicados Atuais

30/11/2007 As notas da quarta prova estão disponíveis na p´gina http://www.ime.unicamp.br/~js/GA2007notas.html.
As provas podem ser revisadas na minha sala.
12/11/2007 As notas da terceira prova estão finalmente disponíveis na p´gina http://www.ime.unicamp.br/~js/GA2007notas.html. Novamente, peço desculpas pelo atraso.
As provas podem ser revisadas na minha sala.
05/10/2007 As notas da segunda prova estão finalmente disponíveis na p´gina http://www.ime.unicamp.br/~js/GA2007notas.html. Desculpem o atraso.
As provas podem ser revisadas na minha sala.
03/09/2007 As notas da primeira prova estão disponíveis na p´gina http://www.ime.unicamp.br/~js/GA2007notas.html. As provas podem ser revisadas na minha sala.
03/08/2007 As notas, bem como outros avisos importantes para a turma, serão divulgadas neste espaço, nesta pagina http://www.ime.unicamp.br/~js/GA2007esp.html.



Atualizado por Jörg Schleicher em 2007/11/30, js@ime.unicamp.br