Elza te conta

Número 7, maio de 2021.

Começamos com boas notícias: a maternidade está no Lattes! Também comemoramos o Dia Nacional da Matemática, 6 de maio, com um vídeo sobre fractais.

Quer contribuir com alguma matéria ou informação? Escreva para imeelza@unicamp.br.

Boa leitura, boa saúde e continuem se cuidando,
Elza.

“Liberdade é não ter medo”
Nina Simone


Agora é oficial!

A partir do dia 15 de abril, o currículo Lattes possui o campo “licenças” onde é possível informar os períodos de licença-maternidade. A conquista foi fruto da campanha #maternidadenolattes, que surgiu em 2018 durante o I Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência, e que teve o apoio do movimento Parent in Science e de diversas entidades científicas.

O projeto também financia alunas de pós-graduação com a companha colaborativa organizada pelo Programa Amanhã.

Na mesma linha, a Pós-graduação da USP tem o programa Mães Pesquisadoras com o fim de apoiar a permanência de alunas, cujas atividades de pesquisa foram prejudicadas pela pandemia.

O movimento Parent in Science recentemente divulgou resultados sobre a sobrecarga nas mulheres-mães acadêmicas durante a pandemia, incluindo o dado particularmente preocupante de que apenas 11% das pós-graduandas mães estão atualmente conseguindo trabalhar remotamente, e portanto, progredir adequadamente nas suas aulas e respectivos projetos de pesquisa.

A UFRJ, por sua parte, conta com o projeto de Extensão “Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão“, que visa trabalhar formas de promoção da equidade de gênero e tem como público alvo mães pertencentes ao público externo da universidade e mães discentes da universidade.

Nós da equipe do projeto de extensão “Mães na Universidade” acreditamos que a maternidade também é um tema social! Falar sobre maternidade é falar, não somente sobre direitos e saúde da mulher, sobre direitos reprodutivos, sobre infâncias e equidade de gênero mas, sobretudo, falar sobre a sociedade. Afinal, 26,8% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres-mães solo (IBGE, 2015).

O grupo de trabalho “Mulheres na Ciência” da UFF também aborda o tema, com diversas linhas de ação que promovem a participação feminina na ciência e em espaços de decisão.

 


Dia da Matemática

Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, que ocorre no dia 06 de maio, trazemos uma reportagem da BBC sobre cinco mulheres matemáticas: Sofya Kovalevskaya, Emmy Noether, Mary Cartwright, Cathleen Morawetz  e Marina Ratner.

Divirta-se também com este vídeo sobre o conjunto de Mandelbrot, com a matemática Holly Krieger, da Universidade de Cambridge.

 


Você sabe …

… por que o Sr. Radiano é tão bom repórter? Por que ele mostra todos os ângulos.


Marque na agenda

Dia Nacional da Matemática

Em comemoração ao dia nacional da Matemática, que ocorre no dia 06 de maio, diversos eventos ocorrerão para divulgar a vida, a obra e o legado do matemático Malba Tahan, pseudônimo do brasileiro Julio Cesar de Mello e Sousa.

A Faculdade de Educação traz o VIII Malbatemática, durante toda a semana de 3 a 7 de maio, sempre às 20h. Mais informações no site do evento.

No próprio dia 06às 11h, a Sociedade Brasileira de Matemática transmitirá a palestra “O problema da filha e do filho do Sultão Ali Yezid Ibn-Abul Izz-Eddin Ibn-Salin Hank Malba Tahan, uma descidinha ao infinito e demonstrações geométricas de irracionalidade de números”, pelo seu canal no YouTube.

Estão abertas, até dia 10 de maio, as inscrições para o programa “Para Mulheres na Ciência“, que tem como objetivo promover e reconhecer a participação da mulher na ciência. Nele, as pesquisadoras devem submeter seus projetos de pesquisa científica desenvolvida nos últimos anos. Os projetos científicos, que deverão ser de nível doutoral e realizados por mulheres em instituições brasileiras, serão avaliados, de modo que sete deles serão escolhidos e premiados com uma bolsa-auxílio no valor de R$50.000,00 para aplicação em 12 meses.

Na terça-feira 11 de maio, 14h, o grupo Elza tem o prazer de convidar a psiquiatra, Dra. Tânia Vichi Freire de Mello, coordenadora do SAPPE, para conversar sobre nossa percepção do tempo neste período de distanciamento social. A conversa será transmitida pelo canal do IMECC.

No dia 15 de maio, a Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica, ANPMat, trará a Profa. Adriana Neumann (UFRGS), com a Live “Mulheres na Matemática: obstáculos e conquistas”, às 10 horas pelo seu canal do Youtube.

A X Semana de Produção Científica, promovida anualmente pelo Instituto Federal de Brasília, terá sua edição comemorativa de 10 anos de forma virtual no dia 18 de maio. As inscrições podem ser realizadas no site até o dia do evento. O evento é gratuito e contará com a participação de nove convidadas, que irão abordar temas relacionados à atuação das mulheres nas pesquisas e produções científicas, através de oficinas, palestras, rodas de conversa, e outros.