Divisão com demais



Resolva as seguintes divisões e marque a alternativa que traz as respostas corretas:

27÷4
21÷4,2
10,5÷4,2
81,3÷4
2,211÷6,7
  1. 6,75 --- 5 --- 2,5 --- 20,325 --- 0,33
  2. 6 --- 5 --- 2,05 --- 2,325 --- 3,3
  3. 6,75 --- 5 --- 2,5 --- 2,325 --- 3,3
  4. 6 --- 5,0 --- 2,05 --- 20,325 --- 0,33
  5. 8,75 --- 5,0 --- 0,25 --- 2,325 --- 0,33

Adicionamos abaixo duas explicações para um mesmo cálculo: 2,211 ÷ 6,7.

Essas duas explicações têm uma origem em comum: um vídeo da Khan Academy que foi traduzido para o português de Portugal e para o português do Brasil. Curiosamente, as traduções são um pouco diferentes em alguns apsectos menores (como alguns rabiscos e comentários feitos pelo professores) e em um aspecto importantíssimo, que é o tópico dessa semana: como explicar divisão envolvendo vírgula.

Assista atentamente aos dois vídeos abaixo prestando atenção especialmente em como cada professor explica o momento em que a vírgula deve ser posta no resultado da divisão. E tente observar qual justificativa fica implícita em cada uma das explicações.

Agora, realize a divisão 2,211÷6,7 com comentários que expliquem o passo a passo que você usou para resolvê-la.

Sugerimos que sua entrega seja uma foto de uma folha de papel (um página apenas) com a conta feita e anotações ao redor explicando o processo. Seja criativo, use cores, sublinhe, numere as etapas e use o espaço do papel. Essa não é uma aula, mas tente ser claro como se estivesse explicando a alguém com dúvida sobre o tópico).




Explique a mesma divisão (2,211÷6,7) usando agora a estratégia de enfatizar a ordem dos algarismos ao longo do algoritmo da divisão.

Este exercício tem como objetivo verificar se você é capaz de explicar algo seguindo uma abordagem que não necesaruiamente é a que você pensou inicialmente ou que considera a melhor estratégia disponivel. Essa situação é comum na prática, pois algumas vezes vale a pena seguir o que o livro didático sugere (ou que o professor da outra frente já está fazendo) só para manter a coerência a longo prazo.

Agora crie uma divisão envolvendo números decimais de resulte em uma situação como as que discutimos nas atividades anteriores. Resolva essa divisão e explique o passo a passo como se estivesse explicando a alguém com dificuldades nesse tópico.

Como entrega, sugerimos uma foto de uma folha de papel, como na atividade anterior. Faça o upload da imagem para a pasta do Google Drive abaixo.

Uma das intenções por trás dessa atividade é que vocês possam ver jeitos diferentes de explicar e de organizar uma divisão. Além disso, vamos usar as várias explicações no encontro de quinta.

Este item foi disponibilizado apenas após a realização do encontro síncrono.

Olhamos as entregas de vocês nos itens “A sua explicação!” e em “Explique do nosso jeito”, ambos sobre a divisão 2,211 ÷ 6,7.

Foram várias entregas diferentes, várias bem caprichadas e detalhadas. De qualquer forma, pedimos agora que vocês leiam o arquivo a seguir e voltem nas entregas postadas e releiam com nossas observações em mente.

Tente observar qual nível de explicação (ou justificativa) você conseguiu fornecer. Essa não era uma atividade simples, apesar do tópico parecer simples.

Como futuros professores, vocês terão que ensinar diversos conteúdos, vários incluem algum algoritmo. Com essa atividade, nosso objetivo é praticar esse "olhar de professor" para o algoritmo da divisão de decimais: não basta saber as regras, é preciso saber como justificar cada passo ou explicar de forma que tenha algum significado para os estudantes.