Quadrado de Expressões



O vídeo do item anterior explica como funciona o quadrado de expressões, você deve assistí-lo antes de resolver esse aqui. Mas, resumidamente, cada segmento de reta determina uma equação, os dois vértices conectados por esse segmento serão os dois lados da equação. Ou seja, existem 6 equações em um quadrado de expressões! Marque a alternativa que apresenta as soluções desse quadrado.

  1. 1, 2, 4, 5, 6, 10
  2. 0, 1, 2, 3, 4, 5
  3. 1, 2, 3, 4, 5, 6
  4. 1, 3, 4, 6, 7, 8
  5. 0, 1, 3, 4, 6, 7

Nesta atividade, ao invés de resolver um quadrado de expressões dado, você deverá criar um quadrado de expressões que tenha como soluções os valores: 0, 2, 4, 6, 8 e 10.

A sua entrega deve ser um arquivo texto ou uma imagem com o quadrado de expressões montado e as soluções indicadas.

Neste vídeo comentamos sobre a origem do quadrado de expressões e de um estudo sobre a sua eficiência em comparação com listas tradicionais de exercício.


Como foi discutido no vídeo anterior, o conceito de "estudo matemático" foi criado pelo pesquisador inglês Colin Foster. Ele mantém um site sobre o tema: www.mathematicaletudes.com. No final da página há uma tabela com vários exemplos de estudos agrupados por tópicos. Pode ser interesante explorar!

No site você também encontra alguns artigos relacionados ao assunto. Em especial, recomendamos a leitura deste: www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0020739X.2013.770089 (em inglês).

Faça sua contribuição para nossa coleção! Você tem até quinta-feira (dia 16) às 19h, no encontro virtual vamos discutir algumas soluções!.

Este item foi disponibilizado apenas após a realização do encontro síncrono.

Essa atividade foi bastante rica do ponto de vista matemático. Tanto no encontro de quinta-feira quanto nas entregas, pudemos ver o pessoal não apenas resolvendo o problema proposto (criar um quadrado de expressões com solução dada) como também buscando generalizações interessantes.

Para aqueles que não conseguiram resolver a atividade por completo, sugerimos uma olhada no anexo, onde mostramos 4 soluções para o problema proposto, sendo duas delas com expressões simples e uma com frações. Tente resolver o problema novamente (com uma solução nova!) depois de conferir cada um desses casos. Ainda será um exercíco proveitoso.

Porém, gostaríamos de enfatizar o aspecto pedagógico do problema proposto: a questão do "estudo matemático", ou seja, de uma questão que promove a prática de uma certa habilidade mas ainda consegue ter uma riqueza do ponto de vista matemático.

Não sei quanto a vocês, mas nós dois tivemos poucas experiências desses tipo na nossa educação básica (e até mesmo na graduação). Pra todos nós, professores e futuros professores, cabe pensar quando usar algo desse tipo, onde encontrar problemas com essas características, se são ou não compatíveis com o objetivo de uma aula e decidir se essa é a melhor abordagem para uma turma específica.

São questões fundamentais sobre as quais temos que pensar como professores!