Adriano Adrega de Moura
Telefone: (19) 35216011   -   Fax: (19) 32895766                  e-mail

Ensino                            Research                            Lattes

MA148 - 1º Semestre 2019

Horário de atendimento do professor: Quintas das 18:30 às 19:30 na sala 311 do Imecc
Atendimento dos PADs: segundas das 17:00 às 19:00 no PB12, quartas das 17:00 às 19:00 no PB11, terças e quintas das 18:00 às 19:00 na sala 223 do Imecc.

Notas: As notas das provas podem ser consultadas aqui.

Avisos: Avisos serão anunciados aqui e, dependendo da urgência, serão encaminhados ao seu e-mail @dac.unicamp.br. Consultem este e-mail com regularidade pois é o único método de comunicação geral do professor com os alunos fora da sala de aula, além desta página.

Novo:  Acesse o Exame Final aqui. A prova será realizada no dia 11/07 na sala e horário normais de aula da turma Z (CB07 das 21:00 às 22:55). No início da prova, cada aluno receberá um conjunto de 4 folhas, sendo 1 folha de perguntas e 3 folhas em branco. A prova será individual, sendo vedada a utilização de consultas a qualquer fonte, além de seus conhecimentos e sua memória. Todas as páginas em branco, incluindo as costas da folha de perguntas, podem ser usadas para escrever as respostas. O aluno pode responder os exercícios na ordem que desejar, identificando claramente o exercício que está sendo respondido em cada momento. As respostas podem ser deixadas a lápis.

Devido ao resultado da P1, estão sendo implementadas modificações no programa da P2 e na fórmula de cálculo da média. O programa da P2 será o programa completo originalmente planejado para P1. O programa da P1 de fato foi ligeiramente menor, pois não incluiu números inteiros (só naturais) nem o assunto da seção 1.5 do livro 2. Estes tópicos estarão na P2 como atualizado abaixo. O conteúdo sobre combinatória não será tratado de maneira sistemática, mas os resultados fundamentais serão discutido no contexto dos números naturais via conceito de cardinalidade. A fórmula de cálculo da média foi atualizada abaixo.

Atenção: As provas serão realizadas no PB17. O exame final será no CB07 (sala de aula usual da turma Z).

Acesse a prova de segunda chamada aqui.

Acesse a P3 aqui.

Acesse aqui as instruções para a P2.

Acesse aqui um gabarito para a P2.

Acesse aqui as instruções para a P1.

Acesse aqui um gabarito para a P1.

Bibliografia Principal:

1. A. Caputi e D. Miranda, Bases Matemáticas (versão 13), UFABC 2017. Disponível para download aqui.
  2. A. Moura, Álgebra Linear com Geometria Analítica (Capítulo 1). Disponível para download aqui.

A ementa pode ser acessada na página da DAC. Os livros possuem listas de exercícios e as provas serão fortemente neles baseados. Os alunos devem fazer a maior quantidade de exercícios que puderem (de preferência, todos os exercícios dos texto principais e os que lhes forem sugeridos em sala).

Outras Referências:

Critério de Avaliação:

Serão aplicadas 3 provas e será calculada a média aritmética M das duas melhores notas e será calculada a média ponderada M=(P1+P2+2*P3)/4.  Caso M seja menor que 2,5 o aluno não poderá fazer o exame final e sua a nota final será N = M. Se M for pelo menos 5,5, o aluno pode optar por não fazer o exame final e, neste caso, sua nota final será N = M. A nota final do aluno que fizer o exame final será N=(M+E)/2, sendo E a nota do exame final.

Datas:

P1: 09/04 (Conjuntos, funções, números naturais, noções de lógica e métodos de demonstrações. Capítulos 1,2,4,6,3.1 e 3.2 do livro 1 e 1.1 a 1.4)
P2: 16/05 (Conjuntos, funções, princípio da indução, números inteiros, noções de lógica e métodos de demonstrações. Capítulos 1,2,4,6,3.1 e 3.2 do livro 1 e 1.1 a 1.5 do livro 2)
P3: 25/06 (Números reais, funções e equações reais, sequências e noções de convergência. Seções 3.3, 8 até 8.5 do livro 1 e 1.7 do livro 2)
Exame: 11/07 (toda a matéia)

O cromograma de conteúdo das provas é aproximado e será revisado ao longo do semestre de acordo com a real velocidade das aulas. Os alunos da turma especial farão as provas na mesma sala e horário que a turma Z (terças das 19:00 às 21:00 e quintas das 21:00 às 23:00). As provas serão aplicadas na sala PB17. O exame será no CB07.

Segunda Chamada:

Somente prevista para alunos que faltarem a uma das provas e tiverem esta falta justificada. A justificativa deverá ser uma das previstas no Manual do Aluno, art. 71, para abono das faltas ou um atestado médico expedido pelo CECOM do Hospital das Clínicas da UNICAMP. Caso haja um atestado externo, este deverá ser encaminhado ao CECOM para validação. A Segunda Chamada será aplicada no dia 02/07 e versará sobre toda a matéria do curso.

Material Adicional:

Clicando neste link, além do livro 1 você encontrará materiais adicionais como listas de exercícios e vídeos.