Programação

Palestras:



Ana Zeri (LNLS): Ministrará uma palestra sobre “Para que serve um acelerador de partículas”.

Eliana Amaral (Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Pró-reitora de graduação): Ministrará uma palestra sobre “Carreira científica”.

Jane Hetem (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP): Ministrará uma palestra sobre “A química e os astros”.

Esther Colombini (Instituto de Computação da Unicamp): Ministrará uma palestra sobre “Robótica”.

Kelly Poldi (IMECC): Ministrará uma palestra sobre “Otimização”, onde apresentará métodos de solução para problemas de programação linear e algumas aplicações práticas.


Apresentações/Oficinas:



Carolina Zabini (Instituto de Geociências da Unicamp): Realizará uma oficina sobre “Paleontologia”.

Gabriela Celani (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp): Realizará uma oficina no LAPAC sobre “Fabricação digital e prototipagem para a inovação”.

Laura Rifo (IMECC): Ministrará uma oficina sobre “Você tem certeza de quê?” onde apresentará os conceitos gerais que aparecem em problemas de tomada de decisão: incerteza, consequências, utilidade e informação.

“Ela está em tudo”: Exposição composta por fotos e entrevistas de matemáticas (estudantes e profissionais), e textos que exploram temas matemáticos de forma acessível ao grande público.

Fantástico Mundo Matemático: O Fantástico Mundo Matemático irá trazer a matemática vista com outros olhos. O objetivo é mostrar como podemos ver a matemática da escola de uma maneira lúdica, divertida e criativa. Afinal, como diria o Joaquim, “a matemática é feita de ideias, quem faz conta é a calculadora".

Gamux: O GAMUX oferecerá um minicurso de Ren’Py, que é uma ferramenta de uso livre para a criação de Visual Novels baseado na linguagem de programação Python. Visual Novels são histórias interativas contadas através de textos, imagens, sons e vídeos onde o jogador escolhe o enredo da história.

Museu Aberto de Astronomia (MAAS): O museu conta com diversas atrações tais como telescópios para observar o sol, o rádiotelescópios que captam radiações do espaço, planetário e salas de exposições.

Museu Exploratório de Ciências da Unicamp: As atividades oferecidas no museu incluem oficinas de construção de foguetes, oficinas de desafios e exposições.

O Vale dos Dragões: Atividade que desenvolve os conceitos de genética, evolução, ecologia e produção científica utilizando a figura do dragão.

Show da Física: Apresentação que mostra a física de maneira lúdica, divertida e interativa através da exibição de experimentos físicos.