HISTÓRIA

O Meninas SuperCientistas é um projeto para incentivar meninas a seguirem carreira na área de ciência. A primeira edição aconteceu no mês de julho de 2019 e foi um verdadeiro sucesso! Mas como nasceu o Meninas SuperCientistas? A Marcela Medicina, aluna de Matemática da UNICAMP e idealizadora do projeto, é quem responde pra gente:

No começo de 2019, eu estava procrastinando no feed de notícias do facebook e vi a chamada de um evento na USP Butantã chamado ‘Meninas com Ciência’ (que atualmente se chama 'Mergulho na Ciência'). Este projeto era voltado para meninas do ensino fundamental II e tinha diversas atividades de física, astronomia, oceanografia e várias outras coisas interessantes. Imediatamente, desejei que houvesse algum projeto assim na minha universidade (a UNICAMP) e enviei uma mensagem para a página do Meninas com Ciência perguntando como eu poderia trazê-lo pra cá. Quem me respondeu foi a Thaís Pansani, paleontóloga da UFSCar e organizadora do agora ‘Pequenas Cientistas’, que me disse que a ideia era justamente essa: que o projeto se espalhasse por outras universidades e atingisse o maior número de meninas possível. A partir daí ela me deu diversas informações e dicas de como realizar a nossa edição aqui na UNICAMP.
Eu fiquei empolgadíssima, pois sempre gostei muito de divulgação científica, mas também tive um pouco de receio de não levarem a ideia a sério por eu ser uma aluna de graduação. Por isso, comecei a fazer um rascunho de como imaginava que seria fazer isso na UNICAMP. Com o rascunho em mãos, contatei meu amigo Eder Canalle, do Museu Aberto de Astronomia (MAAS), que ofereceu o seu apoio e o patrocínio do MAAS com atividades para as meninas participantes.
Em seguida, mandei mensagens para duas queridas amigas, a Juliane Baiochi (mestranda em Matemática do IMECC-UNICAMP) e a Luísa Bezerra (aluna de Sistemas de Informação do ICEx-UFMG). A Lu se voluntariou a cuidar de todas as artes e a Ju prontamente aceitou participar da organização. Em seguida, falei com a professora Anne Bronzi (IMECC-UNICAMP), que sempre esteve muito envolvida com o tema de mulheres na matemática e é a criadora do Grupo Elza, que tem por objetivo criar um espaço de acolhimento, troca de informações e resolução de problemas que permeiam a vida das mulheres do instituto.
Alguns dias depois, criamos a página do Meninas SuperCientistas no facebook, e a Julian Furtado (aluna de Medicina da UNICAMP) nos mandou uma mensagem na página oferecendo sua ajuda. A partir daí, o time estava completo! Organizamos juntas a primeira edição do Meninas Supercientistas, uma experiência maravilhosa! No primeiro dia tivemos mais de mil inscrições e mulheres de vários lugares do Brasil mandaram mensagens de apoio e incentivo.
Dentro da universidade o projeto também foi muito bem recebido. O evento foi um sucesso e só aconteceu porque tivemos a ajuda de muita gente. Por isso, gostaria de agradecer ao Prof. Ricardo Miranda Martins, Diretor Associado do IMECC, a Luiza da RTV, a Prof.a Eliana Amaral, Pró-Reitora de Graduação, demais pró-reitorias e ao Prof. Régis Varão, professor do Departamento de Matemática da UNICAMP e criador do Canal 'Fantástico Mundo Matemático', que nos ajudou com a escolha do nome do projeto.

equipe
Da esquerda para direita: Julian, Juliane, Marcela e Anne.