Curso de Verão no IMECC

O Curso de Verão no IMECC, de 06 de janeiro a 19 de fevereiro oferece uma oportunidade para os alunos que querem continuar estudando matemática nas férias. São 7 disciplinas ao todo, dos programas de Pós-Graduação em Matemática, Matemática Aplicada e PROFMAT.

A disciplina MM851 A - Tópicos de Topologia II, lecionada pelos Profs. Régis Varão do IMECC e Bruno Santiago da UFF, pertence ao catálogo dos programas de mestrado e doutorado e pode ser cursada por aluno regular para adiantar ou completar seus créditos. Estudantes especiais também podem cursar a disciplina e aproveitá-la caso ingressem posteriormente no programa.

A Profa. Bianca Morelli Rodolfo Calsavara é responsável pela disciplina MM202 A - Introdução à Análise, oferecida em conjunto com a Graduação, como MA502. É obrigatória para os cursos de Bacharelado em Matemática e Bacharelado em Matemática Aplicada e eletiva para o Bacharelado em Estatística. 

A MM719 A - Álgebra Linear, é lecionada pelo Prof. Matheus Batagini Brito, da UFPR. Essa disciplina pertence ao catálogo do curso de Mestrado e pode ser cursada por aluno regular para antecipar ou completar seus créditos. Também pode ser cursada por alunos especiais e ser indicada pela coordenação para análise do rendimento do aluno para ingresso no Mestrado. É oferecida em conjunto com a MA719 A do catálogo da Graduação.

A disciplina MM425 A - Análise Funcional I - fica sob responsabilidade do Prof. Adán José Corcho Fernández, da UFRJ, e pertence ao catálogo do programa de Doutorado. Alunos regulares e especiais podem cursá-la e o rendimento do aluno pode ser indicado pela coordenação para análise para ingresso no Doutorado, com aproveitamento posterior dos créditos.

O Professor Angelo Calil Bianchi, da UNIFESP, leciona a disciplina MN021 A - Resolução de Problemas, do catálogo do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, oferecida para alunos regulares e especiais. 

Segundo o Prof. Angelo, “É um momento de interação das quatro disciplinas básicas do primeiro ano do PROFMAT, visando uma intensificação dinâmica e coletiva de atividades que servem como preparação para o Exame Nacional de Qualificação.” 

O aluno do PROFMAT Enrique Alvarez comenta que “No caso do PROFMAT, o curso de verão ajuda muito na preparação para o Exame Nacional de Qualificação (ENQ). O formato intensivo e a proximidade com o professor aceleram consideravelmente o aprendizado”

O Prof. João Frederico da Costa Azevedo Meyer é responsável pela disciplina MT803 A - Tópicos em Matemática Aplicada, pertencente ao catálogo de mestrado e doutorado e oferecida em conjunto com a MS901 A da Graduação e pode ser cursada por alunos regulares ou especiais e aproveitada posteriormente caso venham ingressar no programa.

                        

     MM851 A - Tópicos de Topologia II

 

                     

    MM202 - Introdução à Análise

 

                    

    MM 719A - Álgebra Linear

 

                   

   MM425 A - Análise Funcional I

 

          

        MN021 - Resolução de Problemas

 

                  

   MT803 A- Tópicos em Matemática Aplicada

 

                                                                                                                                                                                                                            Texto e fotos: Luciana Ortega