Disciplina sobre barragens de rejeitos apresenta seus resultados

O CRIAB (Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens) é composto por professores, pesquisadores, funcionários, alunos de pós-graduação e graduação, com representantes diversas unidades da UNICAMP e de outras universidades.

Alunos de uma disciplina ministrada pelo professor José Mário Martínez, membro do CRIAB, desenvolveram estudos sobre barragens de rejeitos ao longo do semestre. O estudo foi feito com base nas possíveis abordagens matemáticas do problema. O projeto final da disciplina (inspirado no movimento estudantil "Ciência nas ruas") consistiu em apresentar para a população como a matemática pode nos ajudar a prevenir e lidar com desastres como os de Mariana e Brumadinho.

Os temas de cada grupo foram os seguintes:

"A matemática no rompimento de barragens": um dos fatores para manter os materiais de uma barragem em equilíbrio é o ângulo de repouso do material. Existem inúmeras razões que podem levar uma barragem a se romper, sendo que na maior parte dos casos, a razão é desconhecida. Uma vez rompida, é possível simular matematicamente o escoamento dos rejeitos, o que pode ajudar no planejamento das zonas de risco e evacuação, um dos métodos utilizados nessa modelagem é conhecido como MPM.

"Barragens e Desastres ambientais, um olhar sobre Brumadinho e Mariana": como funcionam as multas ambientais e os modelos matemáticos adotados por empresas para ressarcimento das famílias afetadas.

"Simulação Computacional de Rompimento de Barragem por Difusão": no rompimento de uma barragem, uma imensa quantidade de resíduos é rapidamente espalhada pela região e tudo que estiver no seu caminho pode ser destruído. Neste trabalho tentamos modelar matematicamente a propagação desses resíduos ao longo do espaço e tempo utilizando uma equação de difusão.

"Barragens": DPA e Risco.

Algumas fotos das apresentações estão a seguir.

Texto/Fotos: Beatriz Aria e outros alunos da disciplina.