PAPMEM 2019

Na última semana, cerca de 24 alunos de licenciatura e professores de matemática da região participaram do curso PAPMEM - Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio no IMECC.

O PAPMEM tem sido oferecido desde 1990 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, que oferece o material (livros e/ou apostilas) e 8 aulas expositivas pela internet. O IMECC tem organizado o local e a estrutura para acompanhar as aulas na parte da manhã e desenvolve atividades e exercícios na parte da tarde. Tudo isso condensado em 4 dias. Na sexta-feira de manhã os participantes fazem uma prova sobre os temas abordados e assistem uma mesa redonda com os professores do IMPA em rede nacional, também pela internet.


No último dia do curso, todos os participantes fazem uma prova.

O PAPMEM tem sido oferecido sempre em uma semana em Janeiro e outra em Julho visando os professores de matemática, mas não se restringem aos docentes. No caso do IMECC na Unicamp temos percebido que a maioria dos participantes são nossos alunos de licenciatura. De qualquer forma, consideramos que a contribuição o PAPMEM para aperfeiçoamento da qualidade de ensino de matemática tem sido bastante positiva pela qualidade dos conteúdos abordados. 


Os alunos da edição de janeiro/2019 juntamente com o Prof. Samuel.

O curso é coordenado pela Profa. Dra. Laura Rifo e pelo Prof. Dr. Samuel Oliveira. “Gostaríamos e temos condições de atender mais participantes”, diz o Prof. Samuel. O acompanhamento das atividades e exercícios demandam atenção de um professor e/ou monitor na parte da tarde.

 

Texto: Ricardo M. Martins/Samuel Oliveira, Fotos: Luciana Ortega