Comunicado do IMECC sobre o Programa Emergencial para disciplinas de Graduação e Pós-Graduação

Administration

Com respeito à Resolução GR 25/2020 que estabeleceu o "Programa Emergencial para os cursos e disciplinas de Graduação e Pós-Graduação", a Diretoria do IMECC, após realizar reuniões com coordenadores (de graduação, pós-graduação e cursos coordenados), e diante de esclarecimentos recebidos em reunião com a reitoria, decide o seguinte procedimento interno:

1. Todos os docentes com carga didática (graduação ou pós-graduação) deverão enviar para seus coordenadores até dia 23/03 (segunda-feira) um plano de atividades a serem desenvolvidas no período de suspensão de atividades presenciais.

No caso de disciplinas coordenadas, o plano de atividades deverá ser feito de forma integrada e enviado pelo coordenador do curso coordenado, após discussão com os demais docentes da disciplina.

Exemplos de mudanças no plano de atividades:

  • Elaboração de planos de estudo, a serem desenvolvidos pelo estudante, com supervisão do professor/PED.
  • Elaboração de material didático digital, por exemplo vídeos com aulas, resoluções de exercícios.
  • Uso de ferramentas para atividades de educação mediada por tecnologia, por exemplo o Google Meet, Zoom.us, entre outros, para encontros virtuais com os alunos.
  • Atividades desenvolvidas no Moodle ou no Google Classroom.

Os coordenadores estão à disposição para auxiliar na elaboração dos planos de atividades.

2. Os coordenadores de graduação e pós-graduação deverão validar os planos de atividades e enviar para a Diretoria do IMECC, pelo e-mail dirimec@unicamp.br.

3. Os planos de atividades serão compartilhados em uma pasta do Google Drive e também na página https://www.ime.unicamp.br/sobre-programa-emergencial-disciplinas-graduacao-pos-graduacao para que, a medida que alguns planos cheguem, outros colegas possam se inspirar para criar os seus próprios.

Informamos que a Pró-Reitoria de Graduação desenvolveu um site com "Orientações Gerais sobre Ensino e Aprendizagem online no período de Suspensão de Aulas Presenciais", que pode ser visto neste link.

O IMECC tem um site com material de algumas disciplinas básicas, que pode ser acessado aqui: https://cursos.ime.unicamp.br, e as informações deste site podem ajudar a elaborar os planos de atividades.

O caput da Resolução GR 24/2020 de 16/03/2020 deixa claro que o objetivo destas ações é buscar preservar, na medida do possível, as atividades acadêmicas do 1º semestre de 2020 e também otimizar as atividades quando as aulas presenciais retornarem. Sobre as avaliações, elas poderão ser aplicadas presencialmente quando a situação se normalizar.

Contamos com a colaboração de todos. Em caso de dúvidas, entrem em contato com os coordenadores de graduação ou com a Direção do IMECC.