Prof. José Mario Martínez é considerado um dos cinco mais importantes do país na área de Ciência da Computação e Eletrônica

O portal Guide 2 Research, dedicado à publicação de notícias, informações, conferências e periódicos, elaborou um ranking dos 22 melhores pesquisadores do Brasil em Ciência da Computação e Eletrônica. Desses 22, cinco são da Unicamp e o Prof. José Mario Martínez está entre eles, ocupando a sétima posição.

Os pesquisadores foram eleitos de acordo com o impacto de suas pesquisas e publicações, levando em consideração três métricas: número de citações contabilizadas; publicações catalogadas pelo Digital Bibliography & Library Project (DBLP), repositório de Ciência da Computação vinculado à Universidade Trier, na Alemanha; e o índice H, que é o número utilizado para avaliar a média entre a quantidade de publicações de um pesquisador e o impacto que elas têm no meio científico.

Em entrevista para o site da Unicamp o Prof. Martínez comenta que sempre trabalhou com diferentes aplicações  da matemática e atribui o destaque obtido às instituições públicas e universidade onde estudou e atuou e também às agências de fomento à pesquisa. “Independentemente da classificação em diversas áreas do conhecimento, é importante ser consequente com o imperativo central da ciência, que é o de procurar permanentemente a confirmação ou refutação por fatos. Minha maior satisfação é ter formado muitos estudantes que atuam com sucesso em diversas universidades da América Latina.” diz o professor.

Além do Prof. Martínez, estão no ranking os professores José Cláudio Geromel, Pedro Peres e Fernando Von Zuben, da FEEC e o Prof. Alexandre Falcão do IC.

Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/06/01/unicamp-tem-cinco-professores-entre-os-mais-importantes-do-pais-na-area-de