Categorias
Matemática

Prêmio Abel de Matemática 2009 para Gromov

Mikhail Leonidovich Gromov 65,  vai receber o prêmio Abel de Matemática 2009 por causa de suas importantes contribuições a geometria e teoria de grupos.

O prêmio Abel é bem recente (começou em 2003)  mas já tem prestígio suficiente para ser comparável ao Nobel que não premia matemáticos. O Abel só premia quem contribui para a matemática pura. O valor do prêmio é um pouco menos que um milhão de dólares, US$ 950 mil.

A comissão do prêmio Abel apresenta as suas justificativas para atribuir a Gromov o prêmio. Quem gosta de captar tendências ou pontos filosóficos nas declarações de pessoas que influenciaram a escolha, a declaração, curta, têm palavras suficientes (tradução livre):

Mickhail Gromov  sempre procura novas questões e constantemente pensa em novas ideias para solução de problemas antigos. He produziu um trabalho profundo e original ao longo de sua carreira e continua muito criativo. O trabalho de Gromov será uma fonte de inspiração para muitas descobertas matemáticas no futuro.

Statement in English:

“Mikhail Gromov is always in pursuit of new questions and is constantly thinking of new ideas for solutions to old problems. He has produced deep and original work throughout his career and remains remarkably creative. The work of Gromov will continue to be a source of inspiration for many future mathematical discoveries”.

Mikhail Gromov, 65 anos, recebe Prêmio Abel de 2009. Photo: Gérard Uferas

3 respostas em “Prêmio Abel de Matemática 2009 para Gromov”

Isso mais uma vez mostra o tanto que o Lula e’ … Esse “Titanic Economic” quando afundar vai levar muitos com ele.
Inclusive assistindo um dia destes o programa diario do Jim Cramer, guru de bolsas de valores daqui nos Estados Unidos, ele mencionou explicitamente que quando os Estados Unidos espirra, o Brasil ja pegou a gripe! Agora vamos ver se o Lula realmente merece o credito que ele se deu em decorrencia do crescimento do Brasil nos ultimos anos, ou foi meramente por que o mundo todo estava tendo este crescimento, e ele foi levado pela onda…Ter dinheiro em caixa nao quer dizer nada, se nao souber administrar…e’ o mesmo que entrar na cabine de um aviao e ter todos aqueles aparatos de leitura de voo, se voce nao sabe com se utilizar desta informacao. E’ desta forma que eu vejo o Lula administrando o pais, a sorte dele e’ que ate entao ele tem estado em “autopilot mode”, e voando a favor dos ventos.

Comentário acima foi editado
Martinha,

Não tenho certeza que o Brasil vai afundar, e o Brasil ainda não pegou a gripe apesar da pneumonia dos EUA. Mas não gostei da atitude do Lula ao menosprezar a crise. Como update, o Lula já expressou preocupação com a contaminação da crise. Esperamos que o Iceberg não tenha atingido o Navio muito gravemente.

Samuel

5 Atitudes Sensatas a se tomar diante da Crise Estadunidense!…

Bom, se você não chegou de Marte nos últimos dias sabe que uma crise econômica bem grande atinge o coração do capitalismo! Não se iluda, isto não é um discurso de esquerdista!:

“Alguns comparam esta crise a de 1929. Vejo opiniões diversas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.