O que aconteceu antes do Big Bang?

Esta é uma pergunta frequente feita por quem começou a estudar ou ler sobre cosmologia.

As respostas curtas são: só Deus sabe; ninguém sabe.

Se soubéssemos da gravitação quântica, da massa de Higgs (LHC pode ajudar), da matéria e da massa escura saberíamos algo mais dos eventos logo após o que entendemos ter sido o Big Bang. Mas não antes, se é que haveria um antes.

A gente nunca está satisfeita com o que já sabemos! E isto é interessante nas ciências: a cada nova descoberta ou resposta, novas perguntas e inquietações.

Vamos por partes. Quem faz esta pergunta já tem noções da Cosmologia moderna, mas reproduzo o texto sintético e cuidadoso do Dr. Rogério Rosenfeld

Cosmologia é a Ciência que estuda a estrutura, evolução e composição do universo.

Reproduzo também duas ilustrações de uma publicação de The National Academic Press

que resumem, sem muitas palavras (in English) o modelo cosmológico padrão.

O que aconteceu antes do Big Bang só pode ser respondido se entendermos o que aconteceu no Big Bang. Há pesquisas, teóricas obviamente, que abordam algumas especulações, usando a metodologia científica, isto é, faz-se modelos matemáticos e explora-se o que seriam suas previsões de observações. Se elas forem compatíveis, o modelo pode ser aprimorado para fornecer novas previsões e assim por diante. Se as previsões forem incompatíveis com as observações, o modelo é descartado! Nesta linha há alguns físicos teóricos trabalhando no que é chamado de Cosmologia Quântica.

Eventualmente a compreensão do que é o Big Bang, vai tornar a pergunta “o que aconteceu antes”, sem sentido. Mas não custa perguntar por enquanto.

Dica da Plus Magazine

3 pensou em “O que aconteceu antes do Big Bang?

  1. Marta Calicci

    Isso mais uma vez mostra o tanto que o Lula e’ … Esse “Titanic Economic” quando afundar vai levar muitos com ele.
    Inclusive assistindo um dia destes o programa diario do Jim Cramer, guru de bolsas de valores daqui nos Estados Unidos, ele mencionou explicitamente que quando os Estados Unidos espirra, o Brasil ja pegou a gripe! Agora vamos ver se o Lula realmente merece o credito que ele se deu em decorrencia do crescimento do Brasil nos ultimos anos, ou foi meramente por que o mundo todo estava tendo este crescimento, e ele foi levado pela onda…Ter dinheiro em caixa nao quer dizer nada, se nao souber administrar…e’ o mesmo que entrar na cabine de um aviao e ter todos aqueles aparatos de leitura de voo, se voce nao sabe com se utilizar desta informacao. E’ desta forma que eu vejo o Lula administrando o pais, a sorte dele e’ que ate entao ele tem estado em “autopilot mode”, e voando a favor dos ventos.

    Comentário acima foi editado
    Martinha,

    Não tenho certeza que o Brasil vai afundar, e o Brasil ainda não pegou a gripe apesar da pneumonia dos EUA. Mas não gostei da atitude do Lula ao menosprezar a crise. Como update, o Lula já expressou preocupação com a contaminação da crise. Esperamos que o Iceberg não tenha atingido o Navio muito gravemente.

    Samuel

    Responder
  2. Pingback: 5 Atitudes Sensatas a se tomar diante da Crise Estadunidense! | It's All About

  3. Pingback: Sergio Blog 2.4

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.