Ibuprofeno: um ácido para aliviar dores

O ibuprofeno ( C13H18O2 ) é o nome do ácido * iso-butil-propano-fenólico usado como anti-inflamatório não esteróide(AINE). O remédio é  utilizado frequentemente, sem receita médica, para o alívio sintomático de dores leves.

Observe o hexágono no “corpo” da molécula e seus “lados” esquerdo e direito distintos. Veja a animação para perceber a configuração tridimensional da molécula (precisa do java).

Se trocarmos o lado esquerdo pelo direito temos as duas versões da molécula. Só uma delas tem o efeito farmacêutico esperado, mas a industria produz o pó branco característico de uma mistura das duas formas (quirais), pois o custo de separação não justifica o ganho e, em princípio, a outra forma é inofensiva.

O ibuprofeno inibe a ação da enzima ciclooxigenase, que catalisa a transformação de ácidos graxos em prostaglandinas. Assim a síntese da prostaglandina é reduzida e é este o efeito analgésico e anti-inflamatório do remédio.

É interessante que apesar de termos simetria direita esquerda externamente, muitas de nossas moléculas orgânicas não têm essa simetria.

Esse post foi uma dica do meu tendão de aquiles que está inflamado e fui ler a bula do analgésico que tomei.

Leia mais na wikipedia ibuprofeno em português, em ibuprofen in english.

Uma das contra-indicações do ibuprofeno é o de acidez do trato gastro-intestinal. Foi descoberto um novo tipo de droga anti-inflamatória que seria melhor nesse aspecto. No entanto, há indícios de infartos em alguns casos e atualmente não estão mais permitidos sem prescrição médica. Read about it: Risk of acute myocardial infarction and sudden cardiac death in patients treated with cyclo-oxygenase 2 selective and non-selective non-steroidal anti-inflammatory drugs: nested case-control study. (arquivo pdf) Esse assunto tem sido muito polêmico e debatido. Veja a quantidade de artigos acadêmicos que tratam do assunto recentemente.

* Não sei se o nome do ácido por extenso está correto.

3 ideias sobre “Ibuprofeno: um ácido para aliviar dores

  1. Marta Calicci

    Isso mais uma vez mostra o tanto que o Lula e’ … Esse “Titanic Economic” quando afundar vai levar muitos com ele.
    Inclusive assistindo um dia destes o programa diario do Jim Cramer, guru de bolsas de valores daqui nos Estados Unidos, ele mencionou explicitamente que quando os Estados Unidos espirra, o Brasil ja pegou a gripe! Agora vamos ver se o Lula realmente merece o credito que ele se deu em decorrencia do crescimento do Brasil nos ultimos anos, ou foi meramente por que o mundo todo estava tendo este crescimento, e ele foi levado pela onda…Ter dinheiro em caixa nao quer dizer nada, se nao souber administrar…e’ o mesmo que entrar na cabine de um aviao e ter todos aqueles aparatos de leitura de voo, se voce nao sabe com se utilizar desta informacao. E’ desta forma que eu vejo o Lula administrando o pais, a sorte dele e’ que ate entao ele tem estado em “autopilot mode”, e voando a favor dos ventos.

    Comentário acima foi editado
    Martinha,

    Não tenho certeza que o Brasil vai afundar, e o Brasil ainda não pegou a gripe apesar da pneumonia dos EUA. Mas não gostei da atitude do Lula ao menosprezar a crise. Como update, o Lula já expressou preocupação com a contaminação da crise. Esperamos que o Iceberg não tenha atingido o Navio muito gravemente.

    Samuel

    Responder
  2. Pingback: 5 Atitudes Sensatas a se tomar diante da Crise Estadunidense! | It's All About

  3. Pingback: Sergio Blog 2.4

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.