4 ou 3 ?

Como está a Economia? Depende dos incentivo$ ou das preferências partidárias

Como vai a Economia? A resposta em geral vai depender das preferências partidárias ou afinidades com a presidência.  A menos que um incentivo financeiro seja prometido.

É isso que mostram duas pesquisas recentes:

Essas pesquisas envolvem cidadãos americanos questionados sobre as políticas econômicas de partidos e presidentes diferentes e foram resumidas no TheUpshot do The New York TimesHow Is the Economy Doing? It May Depend on Your Party, and $1

A constatação de que a resposta depende das preferências partidárias é muito evidente atualmente em conversas presenciais ou na internet – percebemos em poucas frases a preferência partidária de uma pessoa amiga ou colega. O que é interessante é que as opiniões tendenciosas foram alteradas, nos indivíduos das pesquisas, mediante a promessa de um pequeno incentivo financeiro – as repostas foram mais próximas com os dados reais da economia ou admitia-se não saber.

Eu acho interessante esse tipo de pesquisa, pois, mesmo com todas as suas limitações e o cuidado em não generalizar ou extrapolar a análise, revelam um pouco mais o nosso comportamento social.

Vou colocar como provocação e não como conclusão das pesquisas mencionadas que eu acho que temos opiniões em vários outros assuntos sem muita fundamentação racional, mas com muito preconceito. E essa imparcialidade aparece em indivíduos e em instituições, na minha opinião.

Sendo assim, o exercício que devemos fazer é o de se colocar na posição do outro e pensar na eventual possibilidade (por mais remota que seja) de que estamos errados sobre a posição adotada. Ou então, sendo bem mais honestos, como mostrou a pesquisa, admitirmos que não sabemos com certeza suficiente para opinar com confiança.

4 ou 3 ?

4 ou 3 ? Depende do ponto de vista.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.