Prof. Ricardo Miranda Martins

[main page]

Algumas dicas sobre como estudar matemática

Conselhos gerais (e um pouco utópicos)

Os tópicos abaixo servem para alunos que fazem disciplinas comigo, mas talvez possam ser usados por outros. Não tem nada de científico neles, são só dicas.

Além destes conselhos despretensiosos, existe muito material profissional de apoio. O SAE/Unicamp oferece várias vezes no ano a “Oficina de Autorregulação da Aprendizagem”. Se informe sobre isto. Recomendo também a leitura do livro “Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo”, sobre como estudar na universidade (tem na biblioteca da FE).

Como estudar/aprender matemática?

A lista abaixo não serve para todo mundo. Ensino/Aprendizagem é algo complexo e muito individual. Mas já que você leu até aqui, vamos continuar.

Código de ética básico

O texto abaixo foi adaptado da página do Biloti (exatamente daqui).

De todos os atores nesta disciplina, professor, alunxs e auxiliares didáticos, espera-se uma atitude ética. Como existe certa subjetividade sobre os limites de um comportamento ético, destacarei alguns pontos para que não haja dúvidas.

  1. É permitido consulta ao seu material de estudo durante as atividades avaliativas?

Nas atividades em que isso for permitido, sim. Em nossa disciplina, isto será permitido em todas as atividades que forem realizadas fora da sala de aula. Se isto te ajudar a compreender o assunto a ponto de conseguir demonstrar essa compreensão na resolução da atividade proposta, então estamos indo na direção correta.

  1. É permitido conversar com os colegas sobre os exercícios propostos e sobre as avaliações?

Certamente! Conversar e discutir é um dos pilares da aprendizagem. Espero que isso ocorra. O único momento em que você não poderá fazer isso será na hora das provas, que serão individuais e feitas em sala de aula.

  1. O que é plágio?

Plágio é se apropriar do trabalho ou das palavras de outra pessoa, afirmando, dando a entender ou deixando implícito que são genuinamente seus. Plágio é uma forma de roubo da propriedade intelectual de outra pessoa. No caso da disciplina, o plágio é também uma maneira de tentar corromper o sistema de avaliação.

  1. Plágio é tolerado?

Claro que não. Se identificada, essa atitude levará à reprovação imediata, além de demais sansões previstas no regimento geral da graduação da Unicamp.


Esta página não é uma publicação oficial da Unicamp, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.
This page is not an official publication of Unicamp, its content has not been examined and/or edited by this institution. The responsibility for its content is solely the author.