1º Semestre 2014
AVISO PARA TURMA E

Por motivo de força maior, a prova de MS211 não foi, de fato, aplicada para a turma "E" de MS211, dia 22/Abril, terça, das 14h às 16h. Reitero que houve um IMPREVISTO, fora de controle, que culminou na não aplicação da P1 de para a turma E de MS211.

 

Observa-se que NÃO HAVERÁ qualquer prejuízo aos alunos da "turma E" de MS211 1S2014. Pede-se aos alunos da "turma E" MS211 para comparecerem, normalmente, na aula da próxima QUINTA, 24/Abril, com o objetivo de agendar a prova para a próxima semana, SEM FALTA. Isso sera' discutido em aula,
dia 24/Abril. Foi também verificado que há tempo SUFICIENTE para cobrir todo o conteúdo e reitera-se que não haverá qualquer tipo de prejuízo aos alunos.

 

IMPORTANTE: Haverá AULA NORMALMENTE no dia 24/Abril, quinta, como previsto, sobre introdução aos métodos numéricos para PVIs: métodos de via série de Taylor truncada. Essa aula já estava prevista com a devida antecedência, conforme foi informado na aula do último dia 15/Abril (terça).

 

Escopo do curso MS211 - Cálculo Numérico:
Introduzir os fundamentos dos métodos numéricos básicos utilizados na solução (tipicamente aproximada) de problemas matemáticos, algébricos e diferenciais, de caráter linear ou não linear, que aparecem comumente nas ciências puras e aplicadas e também nas engenharias. Em cálculo numérico pretende-se, ainda, analisar a influência dos erros introduzidos nas aproximações construtivas desses problemas bem como a implementação computacional eficiente dos respectivos métodos de aproximação. É válido enfatizar, ainda, que a formulação e/ou construção de tais métodos numéricos é baseada em resultados matemáticos sólidos e, portanto, não são dependentes de uma linguagem de programação particular.

 

É válido mencionar que em uma visão mais ampla, no contexto dos cursos de graduação, cálculo numérico pode ser visto como uma primeira disciplina que abrange o estudo qualitativo e quantitativo de soluções aproximadas via algoritmos numéricos (construtivos) para o tratamento de modelos matemáticos algébricos e diferenciais postos geralmente no contínuo que surgem praticamente em todas as áreas do conhecimento. Desta maneira, o cálculo numérico também permite uma oportunidade de estabelecer conexões entre os aspectos abstratos do rigor matemático e suas aplicações com respeito à demanda da sociedade por soluções de desafios da vida cotidiana em seu curso natural. Do ponto de vista formal o cálculo numérico faz parte da análise numérica, no sentido amplo, que comumente está preocupada com a quantificação dos erros cometidos nas diversas etapas de aproximação, tais como arredondamento e truncamento, e também com questões mais refinadas no escopo dos processos de aproximação, como discretização e iteração, e principalmente, da taxa de convergência das sequências de soluções aproximadas para as soluções exatas (únicas) dos modelos matemáticos sob investigação.

 

Sobre o atendimento de dúvidas:
Consulte o link Atendimento.
 

Sobre o livro-texto:

Consulte o link Bibliografia.

 

Antecedentes de cálculo numérico:

Cálculo numérico é uma disciplina introdutória, no sentido amplo e moderno, de análise numérica e computação científica, com base em matemática. Uma breve história sobre este assunto pode ser obtido em The History of Numerical Analysis and Scientific Computing.

 

Atenção: Desligar o celular na sala de aula.

 

BOM SEMESTRE A TODOS