Olá Saulo, de fato a função de FresnelC aparece quando integramos o cost^2 (não é exatamente igual à integral, tem algumas constantes aqui e ali, mas é quase igual). Também existe a FresnelS, que aparece quando integramos o sent^2, estas duas integrais, do sent^2 e do cost^2, apareciam muito em problemas de interferência ...a teoria diz que a integral de função contínua existe, mas as tais integrais não podiam ser descritas em termos das funções que então haviam no vocabulário das funções conhecidas. A saída foi definir as duas funções ...elas são interessantes, aparece uma curva muito interessante, chamada curva de Cornu, quando colocamos x = FresnelC[t], y = FresnelS[t], tal curva tem velocidade vetorial proporcional a {cost^2, sent^2}.

 
Bem, no exercício, você não tem que integrar, pois pedem a derivada da integral, pelo teorema fundamental do cálculo isto resulta no integrando ...no caso a integral de cost^2 entre y e x, dá a primitiva em x menos a primitiva em y ...quando você derivar em x, a primitiva em y desaparece ...e a derivada da primitiva em x vai dar cosx^2 ...tal seria o obtido se derivasse a expressão que obteve em x ...mas perceba, pela teoria nem precisaria integrar para depois derivar, se g(t), genérica, é integrável, tendo primitiva G(t), que satisfaz G'(t) = g(t), o teorema fundamental do cálculo garante que

 
Integrate[g(t), {t, y, x}] = TFC = G(x) - G(y)

 
portanto

 
D[Integrate[g(t), {t, y, x}], x] = G'(x) = g(x).

 
Veja note anexo ...a resposta valeria não apenas para cost^2 mas para qualquer g(t) integrável, repare como o mathematica sabe empregar o TFC ...para entrar com uma hipotética g, genérica, temos que utilizar o cochete ...entrando com g[t] ele supõe que é uma função de t, admite que é integrável e tem mais algumas propriedades ...e sai fazendo contas.

 
Saudações. Márcio.
 


 

On Sat, 2 May 2020 at 12:58, Saulo Ferraz Pereira <s011199@dac.unicamp.br> wrote:
 
Bom dia Prof Marcio.
Tentando alguns exercícios para praticar a derivação parcial me deparei com o seguinte:
Derivar parcialmente em relação a x a expressão: Integrate[Cos[t^2], {t, y, x}].

Tentei resolver essa integral por vários caminhos e nada deu certo! O soft me disse isso como resposta:
Sqrt[\[Pi]/2] (FresnelC[Sqrt[2/\[Pi]] x] - FresnelC[Sqrt[2/\[Pi]] y])

Tem algo mais simples? Sinto que tem algum truque ou lembrete que destrava esse problema e tudo fica trivial. Não estou conseguindo enxergar.

Poderia me ajudar por favor?
Obrigado!
Saulo Ferraz