Olá, Pessoal.

Se vocês não perguntam fico ansioso. Estou a espera de perguntas sobre as listas, por favor perguntem!!!!

Para se animarem um pouco com o cálculo, quem sabe vendo um pouco da sua história, um vídeo para os tempos de quarentena:

https://www.youtube.com/watch?v=HRD9X-2Bmdw&index=15&list=PL34B589BE3014EAEB

...quem fala no vídeo é o prof Wildberger, net star da Universidade de South Wales, Austrália.

O Newton tinha de 15 para 16, no século XVII, estudava em Cambridge (naqueles tempos o pessoal estudava mais cedo), quando apareceu com o teorema fundamental do cálculo. Partiu de uma analogia, que qualquer um poderia ter feito, com a cinemática. Na cinemática, a área assinalada embaixo do gráfico da velocidade é o deslocamento ...lembram? ...sabemos isto desde o ensino médio, desde os estudos preparatórios para o vestibular.

Ora, se alguém quer fazer uma integral, cujo objetivo é achar a área, ou área assinalada, embaixo do gráfico de f(t) com t entre a e b, basta vazer de conta que
f(t) = v(t),
isto é, que f(t) corresponde à velocidade em função do tempo em um movimento unidimensional ...daí, se econtramos x(t) tal que
dx/dt = v(t) = f, (t)
a tal integral, ou área procurada, é o deslocamento dado por
x(b) - x(a),
este é o TFC (não confundam com THC, de que tanto gosta o FHC, né?).

Uma idéia simples, mas que causou uma revolução, o pessoal estava fazendo as integrais por limites daquelas somatórias que hoje chamamos somas de Riemann, algo muito mais difícil do que, por tentativa, inverter uma derivada (coitados do Fermat e dos seus alunos). A derivada é muito mais fácil que a integral ...sabendo várias derivadas, acabamos por achar o x(t), dado o v(t) ou f(t), e fazemos a integral.

O desenvolvimento do cálculo permitiu um desenvolvimento teórico e por conseqüência também prático da física, decolaram a termodinâmica e eletromagnetismo, capítulos da Física que são evidentemente a base teórica necessária para a primeira e segunda revolução industrial, já pensaram a respeito disso? A universidade serve para alguma coisa, vamos acreditar que, estudando, modificamos nossas vidas, pense nas pessoas que vocês conheceram, mas que nunca estudaram. Levantem, avante alunos, não vamos deixar a bola parada.

Depois das revoluções industriais o desenvolvimento científico e tecnológico acelerou muito, descobriram as malditas bombas atômicas, mas o DNA também ...quem chutou a forma da molécula foi o Shroedinger, físico, a partir do espalhamento que ela causa num feixe de raios X. Pensem bem, se não fosse nosso conhecimento do DNA, que entenderíamos dos malditos vírus e de seus RNAs mensageiros intrusos? Acharíamos que a pandemia seria castigo dos céus, que os doentes estavam sendo possuídos por demônios. Muita gente, acusada de bruxaria, morreria na fogueira.

Coisas assim aconteceram, a ciência e esta chatice que é estudá-la, afastou a humanidade da ignorância. Ah, dizem que Giordano Bruno, ao ser queimado, morreu gritando ...deram instruções para o carrasco passar pouco óleo, faziam isto com desafetos. A ignorância reage ao conhecimento novo, às mudanças e se existe um demônio, é a ignorância, a negação daquilo que nos eleva ...a ignorância está por toda parte, resistam a ela.

Dizem que a terceira revolução industrial ocorreu com o emprego dos computadores na teconologia, no processo de produção e de investigação científica, dizem que uma quarta está chegando por aí. Animem-se, brinquem com o soft, aproveitem a licença que as 300 melhores universidades do planeta têm e pela qual Unicamp paga tanto, neste país com tanta gente pobre. Vamos pegar uma carona na terceira revolução pelo menos. Sei que alguns reclamam do nosso curso empregar os softwares, mas

...UM CURSO DE CÁLCULO, ÁLGEBRA OU GEOMETRIA, PARA ESTUDANTES DE EXATAS, SEM EMPREGAR SOFTWARES, É O MESMO QUE UM CURSO DE ODONTOLOGIA SEM RAIO X!!!

O Brasil vive hoje do apenas do agronegócio, que é muito importante. Mas vamos procurar outros caminhos, vamos lutar para dominar o conhecimento ...e não só na forma de ciência, mas também na forma de tecnologia. De que adianta escrevermos poesias que ganham medalha em saraus e teoremas que ganham medalha fields, se ainda não sabemos produzir nossos carros e nossas TVs. De que serviriam dentistas teóricos ...este é problema de Portugal, já ouviram falar?

Precisamos fazer da teoria coisas úteis, desenvolver tecnologia ...e para isso os softwares são imprescindíveis. Os senhores, egressos da área de exatas, sejam mais que meros gerentes ou vendedores de multinacionais, realizem, produzam, inovem!!! Mãos à obra, ao soft e às listas que o cobram, temos muitos notebooks como exemplo, no site ...e para pegar mais destreza no manejo do mathematica, vale a pena espiar alguns tutoriais legais na net, por exemplo, em

https://www.wolfram.com/training/courses/edu001.pt-br.html

...estão aí mais alguns vídeos para os tempos de quarentena.

Abraços. Márcio.

ps: Espero por perguntas, não deixem este professor velhinho solitário, isolado na quarentena, sem ter para quem responder.