Olá, Pessoal, vai aqui uma conversa importante, sobre o estado das coisas, leia tudo ...e com atenção!!! ...estou recebendo muitas perguntas repetidas sobre questões que deveriam estar bem entendidas, ligadas ao curso.

Recebi cinco resoluções da primeira lista, ficaram muito boas. As duas primeiras listas, que são de fato estudos dirigidos, são para dia 30/abril ...sem desconto. Entregando até a data, a lista vale 30 pontos, este valor máximo começa a diminuir 5 pontos/dia após a data limite.

Vejam sempre o site,

http://www.ime.unicamp.br/~marcio/ps2020/index.html

e ao entrar apertem o F5, volta e meia levanto material para lá.

Você encontra no site muitos exemplos de notebooks do mathematica, os quais você pode utilizar como modelo para resolver a parte das listas que pede o uso de computador. Para cada notebook, estude os comandos no help e na net, faça variações sobre o tema. Ah, não deixe de espiar o material que você tem acesso no subdiretório emails e de outros subdiretórios com dicas, questões resolvidas, discussões teóricas, que também levam a notebooks e material.

Acabei de levantar um subdiretório com uma introdução rudimentar a conceitos topológicos, cujo parágrafo inicial, que declara o objetivo dessas notas, substitutas de aula, repito abaixo.

Para ler os textos de cálculo II, entender o enunciado de alguns teoremas, precisamos entender alguns conceitos topológicos, como interior, exterior, fronteira e fecho de um subconjunto do IR^n, quando este conjunto é fechado, aberto, limitado ou compacto. Um exemplo é um teorema que garante que, se procurarmos bem o máximo e o mínimo em certos problemas de otimização, os encontraremos: “funções contínuas definidas em domínios compactos atingem seu máximo e seu mínimo”. Outro teorema, que volta e meia tem aplicações interessantes afirma que “uma função contínua, quando não é nula num ponto interior do seu domínio, matém o sinal em uma vizinhança de tal ponto”. Mais outro: “uma função diferenciável, quando tem um máximo em ponto interior do seu domínio, neste ponto tem gradiente zero”.

Nosso plano é que as listas fucionem como estudos dirigidos, elas contém resumos, exemplos e recomendam estudos, além de cobrar exercícios ...e que a lista de emails sirva para tirar dúvidas e estabelecer contatos entre docente, estudantes e PEDs. Bem, já devem ter reparado, as listas têm links em azul, que o levam para o material bibliográfico necessário, às vezes para notebooks e outros. Vocês podem ter acesso ao conjunto de trechos em pdf do texto principal e de outros na nossa área restrita, com login ma211wxps2020 e senha ar34restrit4 ...se quiserem mais material bibliográfico, outras leituras, escrevam emails, que vejo se posso providenciar.

Escrevam e perguntem sobre os exercícios e dúvidas teóricas decorrentes das listas, que eu respondo, às vezes com cópias para os colegas, quando perceber que é de interesse geral e não houver problema em fazer isso. Parte significativa do material que está no nosso site foi construído partindo das respostas a colegas. Espiem o material levantado, que já é grande ...e lembro, sempre apertem o F5 ao entrar no site.

Ah, uma boa notícia, estamos com tempo de sobra, tenho que digitar notas até dia 09/setembro no sitema DAC, vejam o novo cronograma da Unicamp, que está num dos emails do subdiretório emails. Muito provavelmente teremos tempo para uma prova presencial. Como já havia colocado em aviso sobre o replanejamento do curso, esta prova, se possível, seria aplicada, baseada nas listas e valeria metade da nota.

Lembro que vocês não precisam baixar nem instalar o soft no computador. Mas devem pelo menos preencher o cadastro do citic como se fossem baixar o soft, pois daí passam a ter uma id da wolfram. Daí, pondo o email que utilizou no cadastro como login e a senha que escolheu, você, em www.wolframcloud.com, pode trabalhar online com a versão completa do soft, que é necessária para fazer as listas (a versão gratuita, wolframalpha, que também é a de celulares, não é suficiente).

A Unicamp está montando algum esquema para empréstimo de notebooks alunos, quem tiver interesse entre no subdiretório de emails e espie o link que está no email que encaminhei aos senhores com aviso sobre este assunto, do Diretor Associado do IMECC.

Se o aluno tiver RA 800622, deve entregar a lista 1 num documento único em pdf denominado Lista1_800622.

Abraços. Bom trabalho ...e parabéns pelas listas que estou recebendo, muito boas!!!! ...acho que o isolamento leva a estudar mais, estou pensando até em sugerir que a Unicamp aprisione os senhores alunos durante alguns períodos, mesmo sem pandemia. Márcio.