MS211 – Calculo Numrico

Teras-Feiras 14:00h-16:00h, - Sala

Quintas-Feiras 14:00h-16:00h, - Sala

Prof. Maicon R. Correa

maicon at ime dot unicamp dot br

Ramal 15976, Sala 132, IMECC

Aritmtica de ponto flutuante.

Zeros de funes reais

Sistemas lineares

Interpolao polinomial

Integrao numrica

Quadrados mnimos lineares

Tratamento numrico de equaes diferenciais ordinrias.

Pginas da Disciplina

Site pessoal:

Site das turmas coordenadas com material complementar, listas de exerccios, horrios de atendimento de PEDs, PADs, etc.:

Ateno: Notas finais publicadas. Boas frias a todos!

Ateno: Alunos reprovados, verificar a possibilidade de ingressar na TURMA DE RECUPERAO

Ateno: Notas finais (pre-exame) publicadas.

o   A vista de prova ser tera-feira, dia 03/12/19 de 14h-15h na sala 132 do IMECC.

o   O exame ser realizado no dia 10 de dezembro, na sala de aula (PB15) com incio s 14h.

Matrias da P2: Interpolao polinomial, Integrao Numrica, Quadrados mnimos lineares

P1: cai at mtodos iterativos para sistemas lineares.

Projeto 1 (Entrega: 22 de outubro de 2019)

Projeto 2 (Entrega: 19 de novembro de 2019)

Listas de Exerccios

Listas Antigas

Listas Adicionais

Notas e Gabaritos

Notas Finais

P1 - Gabarito

P2 - Gabarito

Avaliaes

Sero aplicadas duas provas (P1 e P2) e atividades complementares (A)

Prova 1 (P1): 19 de Setembro (quinta-feira)

Prova 2 (P2): 21de Novembro (quinta-feira)

Atividades (A): distribudas em sala de aula ao longo do semestre

Exame (E): 10 de dezembro (tera-feira)

O contedo de cada prova ser definido em sala, a menos do Exame, que aborda todo o contedo do semestre.

A nota de aproveitamento ser dada por NA = 0,4 P1 + 0,4 P2 + 0,2 A

o   Se NA
5,0, a nota final (NF) ser  NF = NA

o   O aluno com NA menor que 2,5 no poder prestar exame final e sua nota final ser NF = NA

o   Se 2,5 NA < 5,0 o aluno deve fazer o exame final. Neste caso a nota final ser
NF = max(NA, (NA+E)/2), onde E a nota do exame.

Sero aprovados no curso os alunos com NF maior ou igual a 5,0 e que tenham obtido a frequncia mnima

O no comparecimento a uma das provas poder ser sanado pela substituio da nota da prova perdida pela nota do exame. Para tal, o aluno dever, no prazo de 5 dias, retirar na Secretaria de Graduao do IMECC um formulrio de pedido de substituio de prova que dever ser preenchido e entregue ao professor, acompanhado de comprovante que justifique a sua falta.

Sobre a frequncia mnima: o item que indica o percentual mnimo de frequncia exigido na disciplina pelas regras atuais da UNICAMP, no podendo ser inferior a 75%. Para mais informaes veja o Regimento Geral da Graduao: https://www.dac.unicamp.br/portal/graduacao/regimento-geral

A data do Exame foi fixada de acordo com o calendrio da DAC, previsto para a semana de Exames.

No haver data alternativa para o Exame.

Bibliografia

• M. A. Gomes Ruggiero, V. L. da Rocha Lopes. Clculo Numrico - Aspectos Tericos e Computacionais, 2 edio, Editora Pearson, 1997.
  • M.C. Cunha. Mtodos Numricos. 2a edio, Editora da Unicamp, 2000.
  • N.B. Franco. Clculo Numrico. Pearson Prentice Hall, 2007.

Richard L. Burden e J. Douglas Faires, Anlise Numrica, Cengage Learning, Traduo da 8. Ed. Americana, 2008

D. S. Watkins, Fundamentals of Matrix Computations, New Jersey: John Wiley & Sons, 3. Ed, 2010