Sobre o conteúdo de Cálculo I
Os tópicos abordados na disciplina de Cálculo I constituem as ferramentas básicas de todas as ciências exatas. Assim, o conteúdo desta disciplina é de fundamental importância ao curso dos estudos futuros. Por outro lado, fica difícil dentro da disciplina mostrar o uso prático destas ferramentas, sendo os exemplos muitas as vezes restritos a situações bastante simplificadas. É importante não se deixar enganar por esta discrepância e não subestimar a importância do aprendizado da matéria.
Sobre as dificuldades do Cálculo I
Os conceitos básicos ao Cálculo I não apresentam grandes dificuldades de entendimento para o/a aluno/a dedicado/a. Mesmo assim, a resolução de exercícios com conhecimentos de Cálculo I inclui um grande número de detalhes que podem dificultar o êxito. Desta forma, é muito fácil se enganar quanto ao seu estado de aprendizado e entendimento. A maneira mais fácil, mesmo que trabalhosa, de garantir sucesso na disciplina é resolver o maior número de exercícios possível.
Sobre o estudo do Cálculo I
Dada a situação de dificuldades nos detalhes dos exercícios, a melhor maneira de estudar Cálculo I se dá trabalhando em dois estágios, sendo o primeiro o estudo individual, tentando resolver um número razoável de exercícios referentes a uma determinada parte da matéria, seguido pela discussão em grupo dos resultados e dos erros cometidos, bem como dos exercícios não resolvidos.
Sobre a disciplina de Cálculo I
A disciplina de Cálculo I apresenta os tópicos a serem abordados de forma comprimida, adicionando matéria nova a cada aula teórica. Sendo assim, é muito importante acompanhar o material apresentado com estudos próprios, sempre ficando "à altura do campeonato". Mesmo ficando somente duas ou três aulas atrás no entendimento pode prejudicar bastante o acompanhamento das aulas, fazendo com que estas se tornem frustrantes e duas horas perdidas que poderiam ser melhor aproveitadas. Uma possibilidade muito interessante é ler com antecipação o material previsto no cronograma para a próxima aula, para já estar preparado/a de fazer perguntas a respeito de um determinado assunto assim que ele for apresentado na aula teórica.
Sobre a estrutura da disciplina
A disciplina de Cálculo I é organizada em três partes. Nas segundas e quartas-feiras, haverá aulas teóricas, que explicam o porquê dos assuntos abordados. Nas quintas ou sextas-feiras, haverá aulas de exercícios, que explicam como os problemas são resolvidos com as ferramentas introduzidas nas aulas teóricas. Haverá atendimento por parte do professor bem como de PEDs e PADs, onde deverá se aproveitar a oportunidade de tirar dúvidas.
Sobre o conteúdo das provas
As provas tem duração de 1:50 hs. Sendo assim, consistem usualmente de quatro ou cinco questões. Desta forma, é muito usual que uma questão trate de mais que um conceito aprendido, fazendo com que fique diferente dos exercícos do livro, que costumam reforçar somente o conceito tratado na referente seção. Além disso, deve-se lembrar que nos estudos, geralmente é implícito qual assunto é abordado por um certo exercício, enquanto na prova, isso precisa ser descoberto. Isso faz com que, às vezes, as questões das provas parecem mais difíceis do que os exercícios, embora os conceitos a serem aplicados sejam exatamente os mesmos estudados. Por este motivo, recomenda-se treinar também mediante as provas de semestres anteriores.
Sobre as provas
Para aproveitar ao máximo o tempo disponível, as provas começarão exatamente no momento previsto para o início da aula. Recomenda-se escolher os meios de transporte nos dias de prova de modo a garantir a presença pontual, possivelmente antecipando a chegada em alguns minutos.