Derivando a Matemática

O mundo da matemática contextualizado

para professores e estudantes

Sobre nós

Este conteúdo surgiu de um projeto de Iniciação Científica  em agosto de 2019, desenvolvido pela Licencianda em Matemática, Stephanie Nietto, da Universidade Estadual de Campinas e seu Orientador, Ricardo Miranda Martins, contando com uma bolsa de Iniciação científica do PIBIC. O objetivo aqui é apresentar a matemática e sua beleza em aplicações reais e cotidianas. 

Não só para alunos, nosso site tem espaço especial para professores interessados em complementar o ensino de determinadas matérias apresentando-as de forma contextualizada e mais dinâmica, para torná-las mais divertidas em sala de aula. 

Esperamos que tenha uma ótima experiência.

conteúdo

Geometrias

Desde Platão até os dias atuais, a geometria sempre foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade. 

Cálculo

Para além das regras de derivação, algumas das aplicações do Cálculo Diferencial e Integral, e do cálculo de várias variáveis.

Arquitetura

Vamos apresentar a matemática na arquitetura. Em especial, o uso de curvas na construção de edifícios e outras estruturas

Algebra Linear

Autovalores e autovetores?

Pra que servem?

Física

Vem ver onde são usados esses conceitos que são complicados tanto na escola, quanto no ensino superior.

Curiosidades

Algumas curiosidades da matemática e dos números que vão te surpreender

Para Professores

Para você, professor, temos uma seção especial com ideias de planos de aula, exemplos para usar em situações específicas quando aquele aluno te pergunta: “mas professor, pra que eu vou usar isso?”, e ainda, algumas sugestões de projetos e trabalhos para realizar com seus alunos com objetivo de apresentar um conteúdo novo ou aprimorar um conhecimento ja adquirido. Esperamos fortemente sermos aliados no seu processo de ensinar e transmitir conhecimento.

Como licencianda em matemática e recente ex-aluna de ensino médio, devo discutir com você alguns aspectos importantes sobre  o SER professor e o que é ser o aluno, com algumas reflexões ou dicas para que o ensino da matemática seja simples e divertido.

Algumas ideias para usarmos o trabalho em grupo , a abstração e a curiosidade em nosso favor.

Como aproveitar uma aula ao máximo para ensinar matemática?

Sugestões e perguntas

Deixe-nos alguma sugestão, comentário ou pergunta. Você pode falar conosco pelo nosso e-mail, visitar nossos arquivos do Geogebra, ou conhecer o site do Instituto de Matemática e Estatística da Unicamp, onde você pode encontrar muitas coisas legais.