O mundo da matemática contextualizado
para professores e estudantes
Este conteúdo surgiu de um projeto de Iniciação Científica desenvolvido entre 2019 e 2020 pela licencianda em Matemática, Stephanie Nietto. O objetivo aqui é apresentar a matemática e sua beleza em aplicações reais e cotidianas. Desde o começo de 2025, o site passou a ser um projeto de extensão universitária, e os estudantes Mateus Cleto de Oliveira, Igor Henrique Marostica Rando e Hector Furtani Inoue colaboram com o projeto. A supervisão é do Prof. Ricardo Miranda Martins, do IMECC/Unicamp.
Não só para alunos, nosso site tem espaço especial para professores interessados em complementar o ensino de determinadas matérias apresentando-as de forma contextualizada e mais dinâmica, para torná-las mais divertidas em sala de aula.
Esperamos que tenha uma ótima experiência.
Desde Platão até os dias atuais, a geometria sempre foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade.
Para além das regras de derivação, algumas das aplicações do Cálculo Diferencial e Integral, e do cálculo de várias variáveis.
Vamos apresentar a matemática na arquitetura. Em especial, o uso de curvas na construção de edifícios e outras estruturas
Vem ver onde são usados esses conceitos que são complicados tanto na escola, quanto no ensino superior.
Para você, professor, temos uma seção especial com ideias de planos de aula, exemplos para usar em situações específicas quando aquele aluno te pergunta: “mas professor, pra que eu vou usar isso?”, e ainda, algumas sugestões de projetos e trabalhos para realizar com seus alunos com objetivo de apresentar um conteúdo novo ou aprimorar um conhecimento ja adquirido. Esperamos fortemente sermos aliados no seu processo de ensinar e transmitir conhecimento.
Como licencianda em matemática e recente ex-aluna de ensino médio, devo discutir com você alguns aspectos importantes sobre o SER professor e o que é ser o aluno, com algumas reflexões ou dicas para que o ensino da matemática seja simples e divertido.
Algumas ideias para usarmos o trabalho em grupo, a abstração e a curiosidade em nosso favor.
Como aproveitar uma aula ao máximo para ensinar matemática?