AGRUPANDO ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM COM BASE EM FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO NA PROVA BRASIL 2007

Autor(es) e Instituição: 
Charlene de Carvalho Silva
Maria Regina Madruga
Héliton Ribeiro Tavares
Apresentador: 
Maria Regina Madruga

Neste trabalho utilizou-se o modelo de resposta ao item gradual de Samejima (1969) para construir escores relacionados a alguns fatores determinantes da proficiência média das escolas do município de Belém, no Estado do Pará, na Prova Brasil 2007, instrumento de avaliação aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aos estudantes da 4a e 8a séries do Ensino Fundamental de escolas públicas. Neste trabalho considerou-se apenas o desempenho dos estudantes da 4ª série. Os fatores considerados neste estudo compreenderam 4 grupos: o contexto dos alunos da escola (Grupo 1), o contexto socioeconômico da escola (Grupo 2),os métodos pedagógicos da escola (Grupo 3) e atributos do corpo docente da escola (Grupo 4). A escolha desses fatores baseou-se em trabalhos anteriores, ver Soares (2002) e Soares e Andrade (2006). Para a estimação dos escores em cada grupo foram utilizados alguns itens do questionário respondido pelos alunos (Grupo 1), itens do questionário da escola (Grupo 2), itens do questionário do diretor (Grupo 3) e itens do questionário do professor (Grupo 4). Após obtenção destes escores para cada escola, utilizou-se a técnica de Análise de Agrupamento para definir estratos homogêneos de escolas com relação aos fatores considerados. Das 103 escolas consideradas no estudo, construiu-se 6 estratos para o desempenho em Matemática e 5 para o desempenho em Português.