Matemática Aplicada

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada (PPGMA)

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada (PPGMA) é vinculada ao Departamento de Matemática Aplicada (DMA), IMECC-UNICAMP. O PPGMA marca histórica de sucesso já na criação do Mestrado(ME, 1977), consolidado na abertura do Doutorado (DO, 1990). O PPGMA é o maior na formação de ME e DO em Matemática Aplicada: Já formou 439 Mestres e 361 Doutores em 46 anos de excelência. São contribuições inovadoras nas linhas de pesquisa (abrangência única no Brasil): Análise Aplicada; Análise Numérica; Biomatemática; Combinatória e Teoria de Números; Física-Matemática; Geofísica Computacional; Inteligência Computacional, Análise e Processamento de Imagens; Otimização e Pesquisa Operacional. Em 2007, uma egressa ganhou o Grande Prêmio Capes. Em 2023, outra egressa conquistou o Prêmio Capes Matemática/Probabilidade/Estatística. O PPGMA tem egressos no Brasil, atuando na educação superior e penetração na educação básica: é amplo sucesso na missão CAPES. O PPGMA teve êxito ao superar desafios do Quadriênio 2017-2020: aumentou os egressos qualificados em patamar maior ao período Pré-Pandemia. Isso merece destaque positivo em 2023: ME=22 e DO=23. O PPGMA tem 29 docentes doutores em dedicação exclusiva. São 18 Permanentes bolsistas PQ-CNPq: 15 Nível 1 (1A=1, 1B=3, 1C=6,1D=3) e 5 Nível 2. A Comissão PPGMA de Autoavaliação está em andamento, ancorada no GT CAPES-2019 e leva em conta o planejamento estratégico IMECC/UNICAMP: Ações afirmativas e Consolidação contínua de excelência. Temos uma saudável relação Permanentes (75,5%)/Colaboradores (24,5%), com lastro internacional, alguns colaboradores são PQ, e cumpre a Portaria 81 CAPES/2016, e isso é ótimo na projeção 2021-2024. O grande número de visitantes reflete a liderança PPGMA em Mentoria qualificada, o que é excelente.

A Matemática Aplicada no PPGMA é internacionalmente reconhecida e é positivamente disruptiva, incluindo ações pioneiras no plano institucional Brasil: 1) na CAPES, 2) no CA-MA/CNPq, 3) integração docente-bolsistas PQ além de fronteiras da Matemática, 4) cooperação ativa na indústria e setores da Economia exportando conhecimento, 5) forte contribuição na educação superior em linha na missão CAPES-Unicamp. O PPGMA tem grande vitalidade. Possui 204 matriculados (ME=70 e DO=134). Em 2023 teve 45 defesas (ME=22 e DO=23). Egressos receberam prêmios nacionais/internacionais: Best PhD Thesis Award in Fuzzy Systems pela North American Fuzzy Information Processing Society e o Prêmio CAPES de Teses 2023, e contempla mobilidade internacional de discentes/docentes. Destaca-se prêmios relevantes internacionais/nacionais de docentes-PPGMA: Su Buchin do International Council for Industrial and Applied Mathematics ao Prof. José M. Martinez e o Nero Passos da Sociedade Brasileira de Geofísica concedido à Profa. Maria A. N. Schleicher.

O PPGMA é único no Brasil, e cobre Teoria (teoremas), Computação (computação paralela e inteligência artificial) e Aplicações (sistemas biológicos, mudanças climáticas e energia), e forte interação na economia e indústria. No triênio 2021-2023, temos 32,42% da produção científica do DMA com ativa participação de discentes/egressos. Muitos são líderes (Brasil e Exterior), e na América Latina, e aumento substancial de artigos Qualis A1 (JCR).

O PPGMA é vanguarda em Matemática Aplicada. Exibe forte sinergia na Graduação "Matemática Aplicada e Computacional do IMECC" via evento anual Semana de Matemática Aplicada. O PPGMA teve forte influência na criação do ME Profissional em Matemática Aplicada e Computacional do IMECC. O PPGMA tem diversos líderes, coordenador/pesquisador principal com projetos financiados: Núcleos de Excelência PRONEX, Temáticos FAPESP, Editais Universais CNPq, CAPES PRINT, parceria estratégica em Energia(Petrobras/Equinor) e Agronegócio(Embrapa). Temos o DINTER com universidades do Nordeste. Isso demonstra força, excelência, pioneirismo, e a vitalidade do PPGMA-IMECC e coesão à trajetória de sucesso visando conquista no mérito a nota 7 da CAPES em 2021-2024.

Um pouco sobre a Matemática Aplicada

A Matemática Aplicada é utilizada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano científico e tecnológico. O atual desenvolvimento tecnológico e intelectual está baseado em grande medida na aplicação do conhecimento matemático. Tais aplicações envolvem modelos matemáticos, análise aplicada, métodos numéricos, simulação e a implementação e disseminação de softwares livres.

Os professores do Departamento de Matemática Aplicada da UNICAMP são pesquisadores com reconhecimento nacional e internacional em suas respectivas áreas, que incluem: Análise Aplicada, Análise Numérica, Biomatemática, Combinatória, Física Matemática, Geofísica Computacional, Otimização, Pesquisa Operacional e Problemas Inversos.

Nossa pesquisa é eminentemente interdisciplinar e inclui a iteração com outros Institutos e Faculdades da UNICAMP e de outras universidades do Brasil e do exterior.

O Programa Acadêmico

Os(as) estudantes devem cursar pelo menos 20 créditos dentre disciplinas do programa ou de outros programas desde que autorizadas pelo seu orientador.

As disciplinas abaixo são obrigatórias; as destinadas para o Mestrado estão marcadas com (M) e para o Doutorado com (D)

• MT401 Análise Aplicada (M,D)

Espaços normados. Transformações lineares contínuas. Compacidade. Espaços de Banach. Espaços de Hilbert. Teorema do ponto fixo de Banach. Aplicações. Cálculo em Espaços de Banach. Aplicações.

• MT402 Matrizes (M,D)

Álgebra de matrizes. Métricas, sensibilidade. Eliminação Gaussiana. Ortogonalização. Sistemas lineares especiais. Autovalores. Métodos iterativos.

Outras disciplinas podem ser consultadas no Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação do IMECC: https://www.dac.unicamp.br/portal/pos-graduacao/catalogos-de-cursos

Atualização: 23/04/2024

Responsável pelas informações nesta página: