Apresentação dos Programas de Pós-Graduação

O Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP possui quatro programas de pós-graduação. Três deles oferecem cursos de mestrado (acadêmico) e doutorado: Matemática, Matemática Aplicada e Estatística, focados na formação de pesquisadores. O quarto programa oferece o curso de mestrado (profissional) em Matemática Aplicada e Computacional focado na formação de professores.

A primeira tese de doutorado no Instituto foi defendida no ano de 1969 (em Matemática). Em seguida vieram as primeiras dissertações de mestrado nos anos de: 1971 em Matemática, 1978 em Matemática Aplicada e 1979 em Estatística. Em 1993 foram defendidas as primeiras teses de doutorado em Matemática Aplicada e em 2009 as primeiras teses de doutorado em Estatística. A partir de então os programas foram e vêm se consolidando cada vez mais em qualidade, número de alunos, prestígio nacional e internacional.

Em 2007 uma de nossas teses de doutorado em Matemática Aplicada recebeu o Grande Prêmio CAPES dentre todas as teses na área de ciências exatas. Neste mesmo ano, o Instituto como um todo atingiu a marca de 200 teses de doutorado defendidas ao longo de sua história e mais de 1000 teses/dissertações entre mestrado e doutorado.

A primeira dissertação do mestrado profissional foi apresentada em 1993, mas foi somente em 2006 que o programa ganhou os moldes que tem hoje, com o apoio e acompanhamento da CAPES e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNICAMP.