Bolsas

Bolsa de Estudo

A atribuição das bolsas institucionais (CAPES e CNPq) disponíveis será baseada unicamente na ordem de classificação em um Exame de Bolsas (EB). Esse exame incidirá sobre os conhecimentos nas áreas de Cálculo e Álgebra Linear e será baseado no conteúdo de dois livros-texto consagrados nessas áreas. Para solicitar uma bolsa da FAPESP o aluno deve ter a aceitação de um orientador de tese que deverá encaminhar o pedido diretamente à FAPESP.

Normas  e regras para bolsa 

Sobre o exame de seleção

1) O exame de bolsas consistirá de uma prova escrita contendo questões sobre Álgebra Linear e Calculo Avançado, cujo programa e bibliografia recomendada são divulgados no site da pós-graduação.
2) O Exame será realizado em dezembro
3) A Banca do EB deverá ser composta, no mínimo, por dois docentes
4) O tempo de duração da prova será de 4 horas.
5) As provas serão sem consulta.
6) Cada prova será avaliada e normalizada com grau de 0 a 10.
7) Não cabe a Revisão de Provas caso o aluno não concorde com o resultado apresentado.
8) A divulgação dos conteúdos, bibliografias e  data da prova deverá ser feita com antecedência mínima de 2 meses.

 Requisitos sobre a concessão de bolsas

Conforme o art.15 do Regulamento DS – CAPES exigir-se-á do pós-graduando, para a concessão de bolsas de estudos:
a) Dedicação integral as atividades do programa de pós-graduação;
b) Comprovar desempenho acadêmico satisfatório
c) Quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais sem percepção de vencimentos;
d) Realizar estágio de docência (PED)
e) Ser classificado no exame seletivo especialmente instaurado pela IES

 Duração das bolsas

Conforme o art.16 do Regulamento DS – CAPES a bolsa poderá ser concedida pelo prazo de 12 meses, sendo permitida a renovação pelo prazo de até 48 meses para o Doutorado e 24 meses para o Mestrado. Na apuração do tempo de bolsa de cada aluno deverá ser considerada também as parcelas recebidas pelo aluno anteriormente pela CAPES ou outras instituições.
A CPPG mantém como início de cada renovação conforme o início do primeiro período letivo de cada ano, assim caso o aluno tenha recebido a bolsa durante a vigência do ano letivo, para efeito de contagem do tempo de bolsa, deverá prevalecer como limite o tempo do programa do aluno, ou seja, 24 meses para o mestrado ou 48 meses para o Doutorado.

Cancelamento

O aluno que obtiver um baixo rendimento em seu programa, terá a bolsa automaticamente cancelada pela CPPG. Em caso de reprovações nas matérias básicas, o aluno terá sua bolsa cancelada e aqueles que ainda estiverem pleiteando bolsas conforme a classificação, também não poderão usufruir da bolsa nesse primeiro ano. Cabe sempre a possibilidade para qualquer aluno poder prestar novamente o EB para o próximo ano.

Membros da Comissão de Bolsas

 

 

 

Responsável pelas informações nesta página: