Sistemas Dinâmicos

Welcome to the website of the research group on Dynamical Systems at IMECC/Unicamp. Our main purpose is to integrate the different research groups interested in investigating geometric and topological aspects of dynamical phenomena within the Mathematics Institute of Unicamp.

Pesquisadores

Site do Grupo de Pesquisa no CNPq

Eventos organizados pelo grupo de pesquisa

Seminários

Eventos periódicos

  • Oficina de Tendências Dinâmicas: 2013, 2015
  • Oficinas de Sistemas Dinâmicos: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 (virtual), 2021 (virtual)
  • Dias Dinâmicos Paulista

Eventos anteriores

Linhas de Pesquisa

Este grupo de pesquisa é voltado ao estudo dos sistemas dinâmicos, tanto em tempo discreto quando em tempo contínuo. A teoria dos Sistemas Dinâmicos estuda a evolução de um fenômeno com o passar do tempo e também suas propriedades locais e globais. As áreas envolvidas se entrelaçam frequentemente pelo emprego de métodos semelhantes. Aspectos geométricos e analíticos de vários tipos de sistemas dinâmicos são estudados por membros do grupo, tanto em dimensão finita quanto em dimensão infinita. Um dos objetivos do grupo é integrar, no IMECC/Unicamp, diferentes pessoas que pesquisam aspectos geométricos e topológicos de fenômenos dinâmicos.

Sistemas Dinâmicos Suaves Por Partes 

Esta linha de pesquisa tem se desenvolvido rapidamente nos últimos anos, principalmente devido à sua beleza matemática e sua forte relação com outros ramos da ciência. Além disto, existe um grande desafio em estabelecer definições que sejam consistentes com as aplicações. A teoria dos Sistemas Dinâmicos Suaves por Partes está na fronteira entre matemática, física e engenharia. Modelos em teoria de controle, sistemas mecânicos com impacto e oscilações não-lineares são as principais fontes de motivação desta linha de pesquisa. O objetivo é estudar aspectos locais e globais que contemplem os modelos existentes e também que desenvolvam a matemática por si só.

Sistemas Dinâmicos Reversiveis e Equivariantes 

Grande parte dos sistemas dinâmicos oriundos de problemas físicos apresentam simetria nas soluções. O estudo destas simetrias, e dos sistemas que as admitem, é o objetivo principal desta linha de pesquisa. Em particular, estamos interessados em sistemas com simetria que podem ser levados a sistemas hamiltonianos/integráveis, e também na existência e persistência de toros invariantes para tais sistemas.

Sistemas Dinâmicos Topológicos

O interesse principal  reside em descrever via topologia diferencial a dinâmica de um sistema - as componentes recorrentes por cadeia (e.g. singularidades, órbitas periódicas, SSFT) e suas variedades instáveis. Isto é feito obtendo um complexo de cadeia que descreve a dinâmica e a utilização de ferramentas homológicas como sequências espectrais. Usando a teoria de Morse Conley-Floer invariantes homotópicos associados a invariantes dinâmicos são obtidos, bem como informações sobre bifurcação, nascimento e morte de conexões. Sistemas discretos, contínuous e descontínuos são estudados: por exemplo, Sistemas Morse-Bott, Hamiltonianos, fluxos de Novikov associado a funções de Morse circulares, fluxos estratificados etc.

Otimização Ergódica 

A teoria ergódica é o ramo da dinâmica interessado no estudo das iterações de aplicações mensuráveis preservando uma medida dada. A evolução do estudo de probabilidades invariantes maximizantes tem dado origem a um instigante campo de pesquisa neste ramo, conhecida como otimização ergódica. Esta nova área se interessa em analisar sobretudo as probabilidades invariantes com máxima ou mínima média ergódica em relação a um dado potencial definido no espaço de fase do sistema dinâmico.

Teoria Ergódica Suave, Difeomorfismos de Anosov e Difeomorfismos Parcialmente Hiperbólicos

O objetivo principal deste ramo é estudar a dinâmica de difeomorfismos parcialmente hiperbólicos e difeomorfismos de Anosov usando técnicas de teoria ergódica abstrata e as estruturas regulares invariantes associadas a uma dada dinâmica como as folheações estável e instável. Entre as principais ferramentas estão as técnicas de desintegração de medidas ao longo de folheações invariantes e expoentes de Lyapunov.

Homologia de Morse para o fluxo de calor 

A teoria dos sistemas dinâmicos hiperbólicos permite construir um complexo de Morse associado ao gradiente em variedades M fechadas, suaves e de dimensão finita. A homologia correspondente é chamada de homologia de Morse, e representa a homologia singular de M. O fluxo deste gradiente é chamado de fluxo de calor. Estamos interessados na análise global envolvendo EDPs elípticas e parabólicas que definem as homologias de Morse e de Floer. Além disto, nos interessam também as relações entre sistemas Hamiltonianos e geodésicas fechadas em variedades Riemannianas.

 

Venha nos visitar! Come and visit us!

R. Sergio Buarque de Holanda, 651
Cidade Universitária - Campinas/SP
Building Anexo II, second floor
Room number 216 “Laboratório de Controle e Sistemas Dinâmicos”

 

Responsável pelas informações nesta página: