2017-05-11-172443

AdministraçãoNota de falecimento

Como é do conhecimento de todos, faleceu no dia 7 de maio, aos 87 anos, o professor Elon Lages Lima, do IMPA. Alagoano de Maceió, nascido em 1929, o professor Elon foi um dos mais importantes matemáticos do país, além de ter contribuído de forma particularmente relevante para o ensino de matemática. Dono de extensa produção bibliográfica, recebeu dois prêmios Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.

Diretor do IMPA em três oportunidades, presidente da SBM e membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1963, Elon recebeu diversas honrarias, dentre as quais o título de Professor Honoris Causa da Unicamp, em 2003. Em 2009, por ocasião de seus 80 anos, o IMECC realizou um evento em sua homenagem, com palestras dos professores Djairo Figueiredo, Hilário Alencar e Paulo Leite, além do próprio Elon.

Destacamos abaixo dois depoimentos de professores de nosso instituto sobre o falecimento do prof. Elon.

 

“Foi com tristeza que recebi a notícia da morte do meu querido professor de Análise I, Elon Lages Lima. Elon, além das suas piadinhas em aula, sempre tinha paciência com os alunos ensinando matemática de forma poética. Tinha o dom para ensinar e para escrever, e usando a sua poesia propagou a matemática no Brasil. Não preciso falar da sua vida acadêmica ou profissional porque no meio Matemático sabemos quem é Elon Lages Lima (quem quiser ler um pouco sobre ele pode encontrar informações adicionais aqui. Que Elon descanse em paz. Saudades da sua eterna aluna.”

Amélia.

 

“A notícia do falecimento do Professor Elon Lages de Lima foi recebida no âmbito do IMECC com profundo pesar. O referido matemático deixa um enorme legado pessoal, literário, acadêmico e científico sendo sua perda inestimável para a Ciência e Educação nacional. A sua obra já está eternizada e só nos resta aprender com suas memórias e perpetuar nossa admiração. Aos familiares e amigos, externamos nossos votos de conforto nesse momento de indescritível tristeza."

Marco Antonio Teixeira