Como faço para acessar meus e-mails?

Você pode acessar seus e-mails do IMECC a partir de qualquer computador conectado à Internet.

Existem quatro maneiras principais de acessar seus e-mails:

 

  • Através do WebMail do IMECC

Utilizando o Webmail do IMECC, você poderá acessar seus e-mails com qualquer navegador internet (exemplo: Internet Explorer, Firefox, Safari, etc), sem a necessidade de fazer qualquer configuração em seu computador. Isso faz deste o método de acesso ideal para ler seus e-mails em viagens, a partir de cyber cafés, etc.

Para acessar o WebMail do IMECC, acesse a página:

http://webmail.ime.unicamp.br

  • Utilizando programas de gerenciamento de e-mail (como Thunderbird, Windows Live Mail, IncrediMail, Eudora, etc)

O sistema de e-mails do IMECC é compatível com qualquer programa de gerenciamento de e-mail.

Ler seus e-mails com um desses programas lhe permitirá utilizar todos os recursos avançados que o programa disponibiliza (como papéis de carta, listas de endereços organizadas por grupos, etc) em seu e-mail do IMECC - além de lhe permitir centralizar todos os seus e-mails num mesmo programa.

Caso deseje ler seus e-mails com um programa especializado, você deve ter esse programa instalado em seu computador, e configurá-lo para acessar seus e-mails do IMECC. Consulte as seguintes páginas para instruções detalhadas sobre como efetuar essa configuração:

 

  • Utilizando serviços de e-mail públicos (como Yahoo e GMail)

Diversos serviços de e-mail públicos (como Yahoo Mail e GMail) permitem que você leia e-mails de outras fontes a partir do sistema deles. O e-mail do IMECC é compatível com a maioria desses serviços.

Para ler seus e-mails do IMECC dessa maneira, você deve configurar sua conta do IMECC no sistema do provedor de e-mail público. Consulte a página de ajuda do seu provedor para saber como fazer essa configuração.

Acesse o link abaixo para ver os parâmetros que você deve utilizar para configurar os sistemas de e-mail públicos para acessar seu e-mail do IMECC:

Como ler e-mails utilizando outros programas (Eudora, Mac Mail, etc) e sistemas (Yahoo, GMail, etc)?

  • Utilizando o programa alpine (para ler seus e-mails via acesso SSH)

O alpine (sucessor do "pine") é um programa para acesso de e-mails em modo texto - ou seja: utilizando esse programa, você não conseguirá visualizar imagens e outros arquivos anexos aos seus e-mails, mas poderá enviar mensagens de texto e vizualisar o texto das mensagens que lhe forem enviadas.

O alpine está instalado no servidor SSH do IMECC. Para utilizá-lo, você deve acessar o IMECC via SSH e executar o comando:

alpine

ou

pine

 

Veja também: