Um passeio pelo mundo da Teoria de Grafos e seus problemas

Nome:
Christiane Campos
Instituição:
Instituto de Computação - UNICAMP
Data do Evento:
quinta-feira, 29 de Novembro de 2018 - 13:00
Local do evento
Auditório
Descrição:

O que uma brincadeira entre os moradores da cidade de Konigsberg do final do século XVIII a respeito de como atravessar as sete pontes da sua cidade tem a ver com a brincadeira de hoje fazer um desenho sem tirar o lápis do papel? E como ambos se relacionam com Teoria de Grafos? O que o conhecido problema de lógica chamado "O problema das três casas" ou "O problema das três utilidades" tem a ver com desenhos de grafos? Qual é a relação de uma "inocente" pergunta de um estudante de matemática a seu professor em 1852 sobre o menor número de cores necessários para colorir um mapa político com o desenvolvimento da Teoria dos Grafos? Nesta palestra faremos uma breve resenha dos primórdios da Teoria de Grafos, abordando alguns de seus problemas fundamentais e enfocando os seus aspectos mais lúdicos.