Grupo do IMECC domina xadrez universitário na FUPE 2017

Momento histórico para a Unicamp no xadrez! Com três equipes inscritas no Campeonato Paulista Universitário de Xadrez 2017 por equipes, organizado pela FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), as equipes conseguiram 1º e 2º lugares na categoria Série Diamante (divisão principal da FUPE) e 3º lugar na Série Ouro. Nunca uma equipe da Unicamp havia conseguido, em qualquer modalidade, o título da Série Diamante.

Todas as equipes da Unicamp foram compostas por apenas jogadores participantes do Grupo de Xadrez do Imecc, contendo alunos de diversos institutos (IMECC, IFGW, FEQ e FEEC) e  cursos, tanto da graduação quanto pós-graduação.

Formado no início de 2016, tendo como administradores o professor Rafael de Freitas Leão e os alunos Leandro Silva Cordeiro (Licenciatura em Matemática) e Elizeu Cléber dos Santos França (Doutorado em Matemática), o grupo conta com a participação de alunos de diversos institutos. Com encontros semanais, quarta-feira das 18 às 20hs na sala 321 do Imecc, além do oferecimento de aulas gratuita de xadrez básico e intermediário, o grupo também realiza torneios bimestrais de xadrez no saguão do Imecc. Abertas ao público em geral, todas as atividades têm como objetivos, além de reunir vários jogadores de xadrez dispersos pela nos vários institutos da universidade, proporcionando um espaço de integração e prática do esporte, fomentar e facilitar o interesse e estudo dos enxadristas, com aulas de alto nível apresentadas pelos participantes do grupo.

Ficando na frente de equipes de universidades como USP, UF-ABC e Mackenzie na competição paulista universitária, as equipes da Unicamp mostraram a força e importância do Grupo de Xadrez do Imecc para o crescimento e desenvolvimento do xadrez na Unicamp.